Cargas

Como importar forças de túnel de vento

O cálculo das cargas de vento aplicadas na estrutura pode ser efetuado automaticamente pelo Eberick de acordo com as prescrições da NBR 6123:1988, segundo os parâmetros configurados no projeto, abordados em detalhes em no artigo Principais configurações de vento.

No entanto, em certas ocasiões, pode ser necessário avaliar de maneira mais detalhada e precisa o comportamento de estruturas frente à ação do vento, seja em virtude da complexidade da forma, do relevo ou ainda da vizinhança da edificação. Esta avaliação pode ser feita por meio de ensaios de túnel de vento, que utilizam de modelos reais em escala reduzida do edifício a fim de simular as principais características do vento natural.

Conforme o item 1.2 da NBR 6123:1988, os resultados experimentais obtidos em túnel de vento podem ser utilizados em substituição aos coeficientes previstos nesta mesma norma. Em geral, os resultados destes ensaios permitem obter um grau de confiabilidade mais elevado, e podem ainda trazer ainda economia, além de segurança, para o projeto estrutural.

Neste artigo, irei apresentar como importar de maneira automática as forças obtidas num ensaio de túnel de vento e qual a formatação necessária para a importação destes dados para seu projeto no Eberick.

 

Planilha de forças oriunda do ensaio de túnel de vento

Em geral, os resultados de um ensaio de túnel de vento são entregues na forma de uma planilha, contendo os dados de força obtidos para cada nível da estrutura. Para que o Eberick possa interpretar estes resultados e aplicar corretamente as forças estimadas pelo ensaio na estrutura, é necessário que os dados obtidos estejam organizados de acordo com o padrão de entrada aceito pelo Eberick.

Os dados de entrada devem ser entregues em uma planilha no formato *.xlsx, a qual deve conter 3 abas, na seguinte ordem e conteúdo:

  • Força Vento: deve informar o valor da força estática devido ao vento em cada pavimento;
  • Força Transversal: deve informar a força estática devido ao vento em cada pavimento, transversal a direção de aplicação do vento;
  • Momento Torsor: deve informar a força de torção aplicada no pórtico em cada pavimento devido ao vento na direção de aplicação.

Cada aba da planilha (*.xlsx) deve conter os seguintes dados, ordenados conforme o padrão à seguir:

  • Primeira linha indicando os ângulos (em graus) de cada caso de vento;
  • Primeira coluna para o nome dos pavimentos (com primeira linha de título);
  • Segunda coluna para as cotas de nível dos pavimentos, indicadas em metros (com primeira linha de título);
  • A partir da terceira coluna, uma coluna para cada caso de vento, nas quais devem ser indicadas as forças na unidade tf e os momentos torsores em tf.m. Para configurar a quantidade de casos de vento no projeto equivalente aos casos adotados para o ensaio, siga o procedimento do artigo Como configurar novas direções de vento.
ObservaçãoÉ válido pontuar que nem sempre o ensaio de túnel de vento obtém esforços transversais ou torsores ocasionados pela ação de vento na estrutura. Caso o ensaio não identifique a ocorrência destas cargas em algum nível, cada célula relacionada deve ser informada com o valor 0 (zero).

A planilha a seguir é um exemplo da formatação adotada para uma edificação de 3 pavimentos com 8 casos de carregamento de vento:

Este modelo de planilha está disponível em formato .xlsx em anexo a este artigo, sendo recomendável seu uso para a entrada de dados no programa.

 

Importação da planilha para o Eberick

Com a planilha contendo os dados do ensaio de túnel de vento formatada de acordo com o padrão necessário, podemos partir para a importação das forças de vento para o projeto no Eberick.

Para importar o arquivo (*.xlsx), acesse Estrutura - Configurações - Projeto - Vento - botão Forças médias e utilize o comando Importar forças de vento para buscar pela planilha no formato (*.xlsx) em seu computador. Ao localizar o arquivo desejado, pressione "Abrir" para concluir a importação automática.

Os dados importados podem ser conferidos na tabela de Forças do menu Estrutura - Configurações - Projeto - Vento - botão Forças médias, informadas nas colunas "Força", "Força trasnv." e "Torção" para cada caso de vento.

Observação : Para que o comando Importar forças de vento fique ativo, é necessário que o tipo de análise do vento esteja configurado para "Vento estático" e os itens "Calcular coeficiente de arrasto automaticamente" e "Usar fachadas do croqui" estejam desabilitados.
 
No momento da importação, além da formatação da planilha, o Eberick também verifica os seguintes dados:
  • A quantidade de pavimentos na planilha deve ser a mesma do projeto;
  • As cotas dos níveis dos pavimentos devem ser as mesmas do projeto;
  • A quantidade de casos de vento deve ser a mesma do configurado para o vento do projeto.

Caso algum destes dados esteja em desacordo, o programa emitirá uma mensagem de erro e não importará as forças da planilha para o projeto.

Neste artigo, efetuamos a importação automática das cargas de vento oriundas de um ensaio de túnel de vento para seu projeto no Eberick. Para conferir conteúdos adicionais acerca das cargas de vento que atuam sobre estruturas, confira o artigo Como é calculada a velocidade característica do vento?.

Download: