Cargas

Como o Eberick aplica as cargas de vento?

Considerar os esforços de vento durante a análise da estrutura é imprescindível para garantir que ela terá um bom desempenho ao longo da sua vida útil.

Como o Eberick aplica as cargas de vento?

Agora que sabemos como é feito o cálculo das cargas de vento, podemos entender como o Eberick aplica este cálculo a uma estrutura qualquer. O primeiro ponto que devemos observar é que o usuário deve configurar os parâmetros de entrada antes de realizar o cálculo. Isto é importante pois garante que os fatores de ponderação, bem como a velocidade do vento, serão calculados de acordo com os parâmetros corretos.

Para acessar as configurações de vento, abra o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Vento


Na janela acima, há algumas informações que deverão ser configuradas pelo usuário:

  • Velocidade: determina a velocidade básica do vento V0. Clicando sobre o botão Mapa, você ainda terá acesso ao diagrama de isopletas disponibilizado na norma.
  • Ângulo: é o ângulo de incidência do vento. Normalmente este valor será mantido como 0, mas, em casos onde a edificação se encontra fora de esquadro, pode ser interessante adotar um ângulo para o vento. Isto permite que o cálculo do vento seja feito considerando uma incidência transversal à fachada do terreno.

  • Topografia: define o tipo de terreno. É utilizado para o cálculo de S1.
  • Edificação: define as propriedades da edificação. É utilizado para o cálculo do S2.
  • Fator estatístico: define o nível de segurança necessário. Utilizado para calcular S3.

Acessando o botão Forças médias, você poderá visualizar a planilha de cálculo de forças de vento utilizada pelo programa:


Perceba que, nesta janela, o programa irá exibir as informações de cálculo. Além disso, é possível desabilitar as opções Calcular coeficiente de arrasto automaticamente e Usar fachadas do croqui. Estas duas opções são importantes para edificações que possuam formatos não abordados pelo programa automaticamente.

Fachadas do croqui

Para determinar a fachada do croqui, o programa verifica os elementos mais afastados, sem considerar eventuais vazios entre eles. Neste caso, uma edificação com duas torres terá um espaço adicional considerado, resultando em forças de vento maiores, como mostra a figura abaixo:


Neste caso,você pode desabilitar a opção Usar fachadas do croqui e inseri-las manualmente.

Coeficiente de arrasto

Conforme destacado anteriormente, os coeficientes de arrasto são calculados no Eberick para edificações paralelepipédicas. Caso a edificação tenha um formato diferente, você pode desabilitar a opção Calcular coeficiente de arrasto automaticamente e inserir os coeficientes manualmente.

Aplicação das cargas sobre os pilares

Para o cálculo do pórtico, supõe-se que a força total aplicada em cada pavimento é uniformemente distribuída por este, isto é, dividida pelo número de pilares e aplicada na forma de cargas concentradas horizontais em cada pilar. Essa hipótese de distribuição uniforme é válida apenas para pilares ligados por vigas e lajes que funcionem como diafragmas rígidos. Ou seja, as lajes são consideradas como infinitamente rígidas no seu plano, garantindo um comportamento mais real da estrutura, de modo que todo o pavimento se desloca em conjunto, gerando forças constantes ao longo dos pilares.

Em casos específicos, alguns pilares não sofrerão a ação do vento. Pilares isolados dentro da estrutura, por exemplo, não sofrerão ação direta. Quando isto ocorre, pode ser interessante desabilitar as forças de vento, de modo que estas sejam distribuídas apenas nos pilares que sofrerão a ação do vento, como mostrado abaixo. Isto pode ser feito com um duplo clique sobre o pilar em questão e então sobre o botão Cargas. Na janela que se abre, você pode desabilitar as forças de vento que deseja desconsiderar.


Com isto, são definidas todas as configurações de projeto no tocante ao vento.