Circuitos

Movendo circuitos entre quadros

Normalmente, quando iniciamos um projeto elétrico/telefônico/de cabeamento temos uma organização de circuitos e a localização dos quadros. Durante o desenvolvimento do projeto, podem surgir demandas e necessidades para o lançamento de novos quadros.

Ao alocar um novo quadro no projeto pode ser necessário deslocar os circuitos de um quadro para o outro. O procedimento que precisará ser realizado dependerá se o novo quadro encontra-se no mesmo pavimento ou em um pavimento diferente do quadro ao qual o circuito está associado.

1. Novo quadro encontra-se no mesmo pavimento

Quando o novo quadro lançado encontra-se no mesmo pavimento do quadro existente, os circuitos associados a ele poderão ser movidos através da janela Gerenciador.

Para realizar este procedimento:

  • Abra o croqui do pavimento onde o circuito foi criado e o novo quadro foi lançado;
  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, expanda o pavimento em que o quadro foi lançado e que possuí o circuito que deseja mover;
  • Selecione o circuito que deseja mover e arraste-o para o novo quadro.
Observação: Ao mover um circuito para outro quadro a numeração deste pode ser modificada de acordo com o critério de numeração selecionado em seu projeto. Para mais informações sobre os critérios disponibilizado acesse o artigo Como definir os critérios de numeração dos circuitos e comandos
 
Para uma melhor compreensão dos procedimentos a serem realizados, observe a seguir:

2. Novo quadro encontra-se em pavimento diferente


Quando o novo quadro lançado encontra-se em um pavimento diferente do quadro existente, para associar os pontos, que estavam associados a um circuito do quadro antigo, ao novo quadro será necessário criar um circuito no novo quadro e defini-lo.

Para criar e definir estes circuitos recomendamos realizar os procedimentos descritos nos seguintes artigos:

  • Como criar e definir circuitos
  • Como definir circuito em quadro de distribuição em pavimentos diferentes
Observação: Após criar e definir os novos circuitos podemos eliminar os circuitos não utilizados. Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Excluindo circuitos e comandos sem uso.  Para passar a fiação novamente e redimensionar o projeto, leia o artigo Como processar o dimensionamento no módulo Elétrico do AltoQi Builder.
 
Por meio dos procedimentos indicados neste artigo, será possível mover circuitos entre quadros.