Outros

Erro na visualização do pórtico 3D no Eberick. E agora?

Em alguns computadores, por vezes podem ser identificadas inconsistências na visualização do pórtico 3D. Estas situações, em geral, estão relacionadas com configurações de vídeo do computador utilizado.

As situações distintas englobam elementos da estrutura visualizados apenas na cor branca ou vermelha, ou ainda uma instabilidade na imagem (com os desenhos "piscando"), ou parte do pórtico exibido com cores diferentes das configuradas para cada elemento.

Para resolver este tipo de situação, listamos abaixo os principais ajustes que podem ser realizados no computador e/ou nas configurações do Eberick para adequar a máquina aos requisitos de desempenho do programa. 

1. Restabelecer as configurações 3D do seu Eberick

A visualização inconsistente do Pórtico 3D também pode estar relacionada ao corrompimento dos parâmetros de configuração do programa. Para restabelecer estas configurações, realize o seguinte procedimento:

  • Feche o Eberick;
  • Pelo teclado, utilize o atalho "Tecla do Windows + R" e entre com o caminho "C:\Users\Public\AltoQi".

  • Acesse a pasta  referente ao Eberick e a pasta da última revisão instalada (por exemplo,  C:\Users\Public\AltoQi\Eberick\2023-12   e apague os arquivos  AltoQi3D.ini,  default.cfgeberick.cfgmodelo3D.cfgViewSettings.ini


  • Feito isto, abra o Eberick novamente e tente gerar o Pórtico 3D.

No caso de elementos ainda serem exibidos todos na cor branca no pórtico, acesse o menu 3D - Configurações - Elementos e confirme se os elementos estão configurados com cores específicas e sem transparência, por exemplo:


2. Configurações do pórtico 3D

Nas versões mais recentes do Eberick foram inclusas novas opções de exibição do Pórtico 3D que melhoram sua qualidade gráfica. Contudo, isto exige que o computador utilizado disponha de um hardware de processamento de vídeo compatível com os novos recursos implementados.

Para contornar esta situação, acesse a  Guia Estrutura > Configurações > Desenho > Janelas 3D e e desabilite o item  Aplicar transparência por pixel



Em versões mais antigas essa configuração pode ser verificada, com o Pórtico 3D aberto, na guia  3D - Configurações - Elementos - aba Opções  e desabilite o item  Aplicar transparência por pixel . Pressione o botão Aplicar e Fechar para que a alteração seja concluída.

Além disso, nos casos em que a placa de vídeo possui desempenho mais restrito, pode-se ajustar a visualização do pórtico reduzindo o Nível do antiserrilhado para o mais Baixo e o Contorno 3D para Não, no menu 3D - Gráfico 3D:



3. O computador possui placa de vídeo com memória dedicada?

Conforme indicado no artigo Configurações mínimas e recomendadas, para garantir o desempenho adequado das funções do programa, é necessário que o computador utilizado disponha de uma placa de vídeo com pelo menos 1Gb de memória dedicada, ou superior. Estas placas de vídeo são acopladas adicionalmente à máquina e se distinguem das placas de vídeo integradas, que compõem a fabricação original do computador e não possuem memória de vídeo dedicada. No caso de computadores com placas dedicadas, haverá a indicação de placas como GeForce, Radeon, RX, dos fabricantes NVIDIA, AMD / ATI, entre outros.

Essa informação pode ser conferida acessando a área de trabalho do seu computador, botão direito do mouse -> Configurações de Exibição -> Vídeo -> Configurações avançadas de tela -> Exibir propriedades do adaptador de vídeo do monitor. Por exemplo, para uma placa com 2Gb de memória dedicada:


Caso o computador não possua placa de vídeo com memória dedicada, não será possível garantir o desempenho do uso dos recursos gráficos do Pórtico 3D, sendo necessário primeiramente atender a este pré-requisito do programa.

Se o computador apresentar placa de vídeo dedicada e ainda assim houver inconsistências na visualização do pórtico, devem ser observados os seguintes itens deste artigo.

4. Configurar a placa de vídeo utilizada

Ainda que o item (2) deste artigo esteja atendido, algumas vezes a visualização do pórtico 3D no programa acaba não sendo gerada pelo processador de vídeo da placa com memória dedicada, mas sim pela placa integrada, que não possui o desempenho necessário para esta operação. Caso seu computador disponha de uma placa de vídeo dedicada, você pode optar por utilizar os recursos deste componente a fim de melhorar o desempenho do Eberick.

Para configurar a placa de vídeo utilizada pelo Eberick, siga os procedimentos indicados abaixo. Aqui listamos como configurar as principais placas de vídeo dedicadas:

  • Como configurar a placa de vídeo da NVidia para os programas AltoQi
  • Configurando a placa de vídeo da AMD

Após ajustar estas configurações, é necessário fechar qualquer janela do programa que estava aberta e abri-lo novamente para verificar se foi solucionado.


5. Verificar se o driver da placa de vídeo está atualizado

Se após realizar as verificações acima ainda forem detectadas inconsistências no pórtico 3D, é possível que o driver da sua placa de vídeo esteja desatualizado.

Para fazer esta atualização, siga os procedimentos indicados no artigo Atualização do driver da placa de vídeo.