Elementos genéricos e metálicos

Como inserir fundações para pilares genéricos?

A utilização de diferentes tipos de materiais na elaboração de um projeto estrutural é uma prática comum que visa explorar as qualidades das propriedades de cada tipo de material. 

No artigo Como lançar pilares genéricos nascendo sobre pilares de concreto é demonstrado o procedimento que deve ser feito para conectar adequadamente um pilar genérico ou metálico sobre um pilar de concreto padrão do AltoQi Eberick.

No caso de um pilar genérico que nasce sobre um pilar de fundação em concreto, o procedimento torna-se mais simples, sem a necessidade de adotar barras rígidas entre estes elementos.

Para isso, é necessário que o pilar genérico esteja lançado no pavimento onde haverá a fundação e então acessar o comando "Lançamento - Pilares - Converter em pilares de fundação" e selecionar o pilar genérico:


Após escolher o tipo de fundação (bloco, sapata ou tubulão) e informar os demais dados de lançamento (como vínculo de apoio, altura do arranque ou profundidade), o programa criará a fundação como "Pilar de fundação genérico", por exemplo: