Elementos genéricos e metálicos

Como lançar pilares genéricos nascendo sobre pilares de concreto

A utilização de diferentes tipos de materiais na elaboração de um projeto estrutural é uma prática comum que visa explorar as qualidades das propriedades de cada tipo de material.

Em alguns casos de lançamento, é necessário associar elementos genéricos ou metálicos a elementos de concreto. Isto ocorre ao dimensionar uma estrutura em concreto armado que deve receber pilar genérico em um pavimento superior, por exemplo. Para que o dimensionamento seja feito adequadamente, é necessário que os esforços provenientes dos pilares genéricos sejam repassados aos pilares em concreto. Para fazer isto, você pode seguir os procedimentos indicados abaixo:

 

  • Copie o pilar de concreto para o pavimento onde irá ocorrer a transição;
  • Neste mesmo pavimento, utilizando o comando "Lançamento - Pilares - Pilar genérico", lance o pilar genérico sobre o pilar de concreto, porém levemente deslocado. Isto pode ser feito lançando mão da ferramenta de captura Ponto relativo, como explicado no artigo Ferramentas de captura no Eberick.

 

  • Para expressar a ligação entre os elementos, será necessário lançar uma barra rígida conectando ambos. Para isso acesse a aba "Lançamento - Barras e nós - Adicionar barra rígida" (botão ) e conecte o centro dos pilares com ela:

 

Fazendo isto, o lançamento está completo, sendo que todos os esforços serão repassados de um elemento a outro. Perceba que há uma excentricidade entre os dois pilares, de modo que haverá esforços adicionais por conta dela. De todo modo, por ser um valor bastante pequeno, não deve influenciar significativamente no resultado final.

Observação: É esperado que ao lançar um pilar genérico sobre um pilar de concreto seja emitido o AVISO L08 - PILAR SEM LIGAÇÃO COM A ESTRUTURA. Isso porque o pilar não está apoiado de forma contínua em uma fundação que tem o mesmo “nome” que ele, ou em uma viga. Mas caso este seja o único aviso de lançamento apresentado no processamento do seu projeto, ele pode ser ignorado, desde que o lançamento esteja feito conforme as etapas do presente artigo.

Download: