Pavimentos e níveis intermediários
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Pavimentos e níveis intermediários

Como configurar os pavimentos ativos do projeto

O Eberick conta com uma configuração que permite determinar quais dos pavimentos criados estarão ativos na estrutura. Com isso, pode-se realizar a Análise Estática Linear e as demais verificações de dimensionamento apenas para os pavimentos ativados.

Para isso, deve-se acessar o comando "Estrutura - Configurações - Projeto - Pavimentos ativos":


Na janela de configuração, devem ser especificados os pavimentos que serão considerados ativos:



Observação: Mantendo-se a tecla <Ctrl> pressionada, pode-se selecionar diversos pavimentos, mesmo não adjacentes, como destino.

Os pavimentos que não forem selecionados serão apresentados na janela Edificação com um sinal "(-)" ao lado do nome do pavimento, indicando que não estão ativos.

É importante observar que ao desativar alguns pavimentos, a estrutura pode ficar inconsistente, no caso de se eliminar o pavimento que continha as fundações do projeto ou eliminar trechos de pilares nos pavimentos e ocasionar o erro descrito no artigo:  Erro L02 - Pilar sem continuidade

Para garantir que o modelo gerado seja consistente, deve-se ter a continuidade dos pilares e as fundações garantidas no modelo reduzido. Para facilitar esta tarefa, existem duas configurações disponíveis:

  • Converter os pilares do pavimento inferior para: quando esta opção está ativada, todos os elementos Pilares existentes no pavimento ativo inferior serão convertidos para Fundações. Esta opção é dispensável caso tenham sido mantidos ativos os pavimentos com as fundações do projeto.
    • Tipo de fundação: pode-se escolher se serão usados blocos sobre estacas ou sapatas;
    • Com altura: pode-se definir a altura das sapatas, que representa a profundidade total (df);
    • Apoio: representa a vinculação adotada para o nó inferior da fundação, ou seja, para o ponto de apoio do pórtico espacial.
  • Converter as fundações dos pavimentos superiores para pilares: quando esta opção está ativada, todos os elementos Fundação existentes nos pavimentos ativos (com exceção do inferior) serão convertidos para Pilar. Esta opção é importante para ativar novamente todos os pavimentos, voltando os elementos Pilar que foram convertidos para Fundação ao estado original.

O procedimento de configuração de pavimentos ativos pode ser útil quando:

  • O lançamento dos pavimentos superiores não foi finalizado e se deseja conferir o comportamento da estrutura em termos de análise e dimensionamento para os pavimentos já lançados;
  • O cálculo da estrutura completa não pôde ser realizado pois a estrutura está inconsistente, e se deseja testar o processamento a partir da base, acrescentando os pavimentos um por um. Este procedimento é apresentado no artigo Como identificar elementos hipostáticos na estrutura?