Vigas

Como unificar vigas?

Por vezes pode ser necessário unificar duas vigas no AltoQi Eberick, de modo a adequar o seu lançamento. Neste artigo mostrarei como unificar as vigas nas situações mais comuns de lançamento.

 

Caso 1

Criar continuidade entre trechos de viga, de modo que o detalhamento também seja contínuo e não seja interrompido no apoio intermediário.

 

Para unificar as vigas, basta efetuar o seguinte procedimento:

  • Lançamento - Vigas - Unificar (Botão unificar.png);
  • Clique na viga V1 e em seguida na viga V2;
  • Para finalizar tecle Enter.

 

 

Caso 2

Unificar trechos de viga que estão separados por um nó, de modo a evitar erros de dimensionamento como o Erro A11 – Largura de apoio insuficiente em vigas

 

Para unificar estas vigas, basta efetuar o mesmo procedimento descrito para o Caso 1. Sendo possível ainda deletar o nó remanescente selecionando-o e pressionando a tecla Del. Alternativamente, você pode seguir o procedimento abaixo:

  • Acesse o comando Lançamento - Barras e nós - Remover nós (Botão mceclip0.png);
  • Selecione o nó e tecle Enter.

 

 

Ainda em tempo, cabe destacar que o programa gera um único elemento após a unificação, mantendo o nome do primeiro elemento selecionado. O comando permite unificar apenas elementos do mesmo tipo, não sendo permitido, por exemplo, unificar viga com parede de reservatório ou parede de reservatório com parede de contenção.