Vigas

Erro A11 – Largura de apoio insuficiente em vigas

O erro de dimensionamento A11 ocorre quando o comprimento de ancoragem mínimo necessário para ancorar as barras positivas tracionadas dentro dos apoios extremos das vigas é maior que o comprimento disponível no apoio.

Habilitar a ancoragem em laço

Quando o comprimento de ancoragem necessário for maior que a largura de apoio disponível, o AltoQi Eberick permite utilizar grampos horizontais nas barras tracionadas dos apoios com o objetivo de aumentar a área de aço efetiva do apoio. Como o comprimento necessário depende da área de aço que chega no apoio, ao aumentá-la com grampos, diminui o comprimento.

A ancoragem em laço (grampo) pode ser habilitada no AltoQi Eberick na aba Estrutura - Configurações - Projeto – Dimensionamento – Vigas – Ancoragem – Adotar ancoragem em laço. Ao habilitar esta opção, o AltoQi Eberick vai adotar grampos quando a largura do apoio for menor que o lb,nec.

Habilitar ancoragem integral

Quando o comprimento do apoio for menor que o comprimento de ancoragem mínimo da armadura longitudinal, lb,mín, tal armadura não poderá ser considerada para a ancoragem da viga neste apoio extremo. Nesta situação, caso esteja habilitada a ancoragem integral, a ancoragem da viga poderá ser realizada exclusivamente pelos grampos. Caso contrário, apresentará o erro de armadura Erro A11 - Largura do apoio insuficiente.

Aumentar a largura do apoio

No caso de nenhuma das opções resolverem o problema de dimensionamento de ancoragem, uma outra solução seria aumentar a largura do apoio (pilar, viga...) da viga a fim de garantir o comprimento de ancoragem necessário (lb,nec).

Vigas apoiadas frente a frente

O AltoQi Eberick define a largura de apoio das vigas automaticamente por meio do lançamento. Todavia, no caso de duas vigas estarem apoiadas uma frente à outra, como mostrado na figura abaixo, o programa não consegue determinar uma largura de apoio bem definida.

Assim, esta largura é definida como zero, de modo que o Erro A11 também é emitido. Quando isto ocorre, é necessário informar manualmente esta largura. Para isso, acesse a planilha de dimensionamento das vigas e então a guia nó. Identifique o nó correto e altere a coluna Largura de 0cm para o valor desejado.

Fazendo isto, a viga deve ser dimensionada normalmente. Cabe destacar que podem ser necessárias edições nos detalhamentos gerados.