Fundações

Como é feito o dimensionamento de sapatas?

O dimensionamento de sapatas no Eberick é um processo iterativo que compreende etapas distintas, de modo a garantir que as verificações necessárias, como pressão admissível, deslizamento e tombamento, sejam atendidas. Nesta série, será mostrado o processo de dimensionamento de sapatas centradas no programa.

  • Como é feito o dimensionamento de sapatas? (este artigo)
  • Verificação da pressão admissível para sapatas
  • Erro D68 - Deslizamento
  • Erro D67 - Tombamento
  • Dimensionamento da armadura para sapatas

Como é feito o dimensionamento de sapatas?

O dimensionamento de sapatas é um processo que envolve várias etapas, passando por verificações de pressão, tombamento e deslizamento. Por conta disso, torna-se difícil determinar um processo analítico que permita definir um área mínima que atenda a todas essas verificações simultaneamente.

Assim, ao invés de obter um formato definido a partir das verificações, o programa define um formato de sapata e executa todo o dimensionamento para determinar se o formato específico é suficiente para a configuração atual de esforços e resistências. Caso não seja, a sapata é redimensionada e o programa realiza as verificações novamente, fazendo deste um processo iterativo.

O primeiro formato de sapata utilizado para dimensionamento leva em consideração os valores mínimos configurados em Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Sapatas, na aba Valores mínimos. As dimensões em planta da sapata serão determinadas de acordo com as dimensões do pilar, acrescidas do Balanço mínimo

Caso as dimensões mínimas não sejam suficientes, o programa fará uma nova iteração com base nas configurações de Dimensões. O acréscimo nos lados da sapata será feito de acordo com o item Dimensões múltiplas de. Como a sapata possui duas dimensões, o acréscimo pode ser realizado de duas maneiras, sendo que a importância que uma dimensão ganha de relação à outra é dada pelo item Influência do fator de forma. O item Lado maior inferior a informa qual a dimensão máxima da sapata, após a qual será emitido o Erro D44 - Lado da sapata maior que o permitido pela configuração

Durante esse procedimento, ainda é aumentada a altura da sapata, de modo a garantir a hipótese de fundação rígida. Caso a altura exceda a profundidade da sapata, é emitido o Erro D42 - Sapata com altura maior que a permitida.

Nos próximos artigos da série, mostrarei como são feitas essas verificações, começando pela pressão admissível, no artigo Verificação da pressão admissível para sapatas.