Fundações

Erro D44 - Lado da sapata maior que o permitido pela configuração

O dimensionamento de sapatas no Eberick consiste em um processo iterativo. Em linhas gerais, o programa parte de uma sapata de dimensões mínimas e aumenta as dimensões até que as pressões solicitantes na sapata respeitem a resistência do solo. Em alguns casos, todavia, essas dimensões são muito elevadas, ultrapassando o máximo possível. Quando isso ocorre, o programa emite o Erro D44 - Lado da sapata maior que o permitido pela configuração. Há algumas medidas distintas que podem ser tomadas para garantir o dimensionamento desses elementos.

 

Aumentar a configuração

Conforme explicado anteriormente, o programa aumenta o tamanho da sapata até o máximo permitido por configuração. Uma opção para viabilizar este dimensionamento seria, portanto, aumentar a configuração para que sapatas mais robustas sejam permitidas. Isso pode ser feito acessando a aba Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Sapatas. Na janela que se abre, atribua um valor maior para a configuração Lado maior inferior a.

 

Parâmetros do solo

O tamanho da sapata depende diretamente das propriedades do solo: quanto menos resistente o solo, maior deverá ser a área da sapata para que a pressão admissível não seja ultrapassada. Caso a resistência atribuída seja muito baixa, será necessária uma sapata muito grande, que pode exceder as dimensões máximas definidas. Para alterá-lo, acesse a aba Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Sapatas. Nesta janela, ajuste o valor do item Pressão admissível. O artigo Como obter a pressão admissível a partir do SPT.

 

Esforços elevados

Além dos esforços normais, a distribuição de pressões sob a sapata também depende dos momentos sobre ela atuantes. A distribuição final pode ser representada por um plano inclinado, como mostrado na figura abaixo. Quanto maiores os momentos fletores atuantes na sapata, mais inclinado este plano será.

Isso pode ser um problema pois se esta inclinação for muito elevada, os pontos mais próximos da borda podem facilmente atingir a pressão admissível mesmo sem carregamentos verticais muito elevados. Neste caso, pode ser interessante diminuir esses esforços, de modo a garantir que a sapata trabalhe preferencialmente a cargas axiais. 

 

Balanço mínimo

O programa conta com uma configuração que define o comprimento mínimo da aba (balanço) da sapata, de modo a evitar sapatas de dimensões muito reduzidas. Caso um dos lados da sapata seja fixado para uma dimensão que não respeite esse balanço mínimo, o programa tentará compensar esta dimensão de maneira indefinida para o lado oposto da sapata. Esta configuração pode ser acessada por meio da aba Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Sapata, em Balanço mínimo. No caso da sapata abaixo, por exemplo, o balanço mínimo configurado foi de 30cm. Como o pilar possui 20cm de lado, a dimensão mínima que poderá ser atribuída a ela será de 30+20+30 = 80cm.

Assim, para contornar esta situação, é possível alterar o valor da configuração para uma dimensão menor, ou então fixar o lado da sapata para uma dimensão menor.