Lajes

Como gerar o detalhamento de vigotas pré-moldadas?

Para lajes pré-moldadas ou treliçadas, ao contrário dos demais tipos de lajes, as armaduras positivas não são posicionadas em obra no momento da concretagem. Nestes casos, as barras longitudinais inferiores, destinadas à combater momentos fletores positivos, são posicionadas em cada peça no momento de sua concretagem em fabrica, anteriormente à construção da laje.

Observação: Para conferir todos os tipos de laje disponíveis no AltoQi Eberick, acesse nosso artigo Tipos de lajes disponíveis no AltoQi Eberick.

Para facilitar a montagem dessas lajes e não gerar equívocos em obra, as armaduras que foram posicionadas em fábrica nas peças pré-moldadas não serão representadas nas pranchas de detalhamentos das lajes, nem serão consideradas na Relação de Aço (RA) da prancha.

É possível gerar a prancha com os detalhes das lajes do pavimento associado por meio do botão  Pranchas ( ) da janela de dimensionamento das lajes ( ). Para lajes pré-moldadas ou treliçadas, no detalhe  Armaduras positivas, será apenas indicada a direção das vigotas ou treliças da laje.

Para verificar os resultados obtidos pelo programa para os elementos pré-moldados de lajes, é possível gerar um relatório de vigotas pré-moldadas por meio de Relatórios (botão ) - Vigotas pré-moldadas, que indica as armaduras necessárias para os elementos pré-moldados, destinadas à sua fabricação.

Detalhamento das vigotas

Para gerar esta prancha com o detalhamento das vigotas, na janela Dimensionamento de Lajes (), acesse o botão Pranchas () - Gerar prancha de vigotas pré-moldadas. Cada detalhe apresenta o comprimento da vigota e o comprimento da treliça e armadura adicional, além da indicação a qual laje o elemento pertence. Para cada laje, as armaduras serão indicadas da seguinte forma:

  • Lajes pré-moldadas: todas as armaduras dispostas dentro da nervura da laje serão geradas junto com as vigotas pré-moldadas, mesmo que existam duas ou mais camadas de barras
  • Lajes treliçadas: as armaduras adicionais, além da treliça, são posicionadas junto às vigotas treliçada, sendo dispostas na 1ª camada. Estas barras serão colocadas pelo fabricante na sapata de concreto para compor a área de aço positiva

Em situações específicas para lajes treliçadas, caso não seja possível dispor todas as armaduras adicionais dentro da sapata de concreto, devido ao espaçamento mínimo a ser respeitado, será disposta uma 2ª camada. As armaduras da 2ª camada deverão ser colocadas em obra, no momento da concretagem, e serão geradas junto ao detalhamento de Armaduras positivas da prancha de lajes.

Armações negativas

As armaduras superiores dimensionadas pelo programa são indicadas no detalhe Armaduras negativas da prancha de lajes.