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Mensagem "Não é possível acessar o conteúdo" ao acessar a ajuda

O programa dispõe de uma documentação de ajuda que pode ser acessada pelo menu Ajuda - Conteúdo. Em alguns casos, a depender das configurações adotadas no sistema operacional, é possível que os arquivos de ajuda não possam ser acessados, emitindo a mensagem Não é possível acessar o conteúdo. Para contornar esta situação, você pode seguir os procedimentos descritos a seguir.

Definir navegador padrão

Os arquivos da ajuda do programa são gerados no formato .htm, o que significa que são melhor visualizados em navegadores. Dessa maneira, para garantir que os arquivos possam ser abertos, é necessário que haja um navegador padrão definido na máquina, conforme descrito no procedimento abaixo:

Windows 10

  • No computador, clique no menu Iniciar.
  • Clique em Configurações.
  • Abra seus aplicativos padrão:
    • Versão original: clique em Sistema - Aplicativos padrão.
  • Na parte inferior, em Navegador da Web, clique sobre o navegador.
  • Na janela Escolher um aplicativo, selecione um navegador de sua preferência (nossos arquivos são visualizados de maneira mais eficiente no Chrome e Firefox).

Windows 8.1 e inferior

  • No computador, clique no menu Iniciar.
  • Clique em Painel de Controle.
  • Clique em Programas - Programas Padrão - Definir os programas padrão.
  • À esquerda, selecione o navegador desejado (nossos arquivos são visualizados de maneira mais eficiente no Chrome e Firefox). 
  • Clique em Definir este programa como padrão.
  • Clique em Ok.

Abrir com navegador para arquivos .htm

Este procedimento segue a mesma necessidade do anterior, sendo necessário para garantir que os arquivos de ajuda poderão ser abertos:

  • Abra a pasta de instalação do programa e então a pasta Ajuda
  • Acesse a pasta Eberick e identifique algum arquivo de extensão .htm (nesta pasta haverá vários, selecione qualquer um)
  • Clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção Propriedades
  • Na janela que se abre, identifique a opção Abre com e, ao lado dela, clique sobre Alterar.
  • Uma nova janela irá se abrir, onde você deve selecionar o seu navegador de preferência (nossos arquivos são visualizados de maneira mais eficiente no Chrome e Firefox).
  • Clique em Ok para confirmar todas as janelas.



Instalar a ajuda offline

Conforme explicado em Existe uma versão offline da ajuda / tutoriais do AltoQi Eberick?, o programa conta com uma versão offline dos arquivos de ajuda para que o projetista tenha acesso a eles, mesmo sem internet. Para isso, é necessário que os arquivos sejam instalados durante a instalação do Eberick. Caso não o tenham sido, será necessário reinstalar o programa conforme explicado em Reinstalação do Eberick Proteção USB. É importante que, durante a instalação, a opção Ajuda do programa esteja selecionada. O mesmo vale para os Tutoriais do programa. Outra opção é habilitar a ajuda online, conforme explicado no artigo Existe uma versão offline da ajuda / tutoriais do AltoQi Eberick?.


Realizando esses procedimentos, a ajuda deve abrir normalmente.