Outros

Existe uma versão offline da ajuda / tutoriais do AltoQi Eberick?

Em alguns casos, é possível que o programa esteja instalado em um computador que não possui acesso à internet, ou que por algum motivo esteja temporariamente sem conexão. Nestes casos, o usuário ainda pode utilizar a ajuda do programa, para compreender a ocorrência de algum erro de lançamento ou dimensionamento no projeto, de maneira offline.

A partir da atualização 2022-05, a abertura da ajuda offline é feita de maneira automática, mas caso esteja utilizando atualizações anteriores é necessário desabilitar uma configuração para realizar esse tipo de acesso. 

Já os tutoriais e guias rápidos estão disponíveis no modo offline apenas em atualizações anteriores à 2022-05. Em atualizações mais recentes são acessados somente com acesso à internet. Sendo assim, acesse o artigo Como acessar os Tutoriais e a Ajuda do AltoQi Eberick? para mais informações.

Para ativar a abertura da ajuda offline em atualizações que não possuem a abertura automática, primeiramente, durante a instalação do programa, o usuário terá a escolha de instalar ou não as versões offline dos tutorias e da ajuda do programa. Portanto, durante a instalação do programa, devem estar marcadas as opções referentes as quais o usuário deseja ter acesso offline:


Após possuir instalado o programa com a ajuda e tutoriais, para acessá-los, basta desabilitar a configuração Utilizar versão online da ajuda disponível na guia Estrutura, grupo Configurações, comando Sistema - Sistema: 


Após desmarcar esta opção, todos os comandos que normalmente acessariam a versão online da ajuda (como os comandos em "Ajuda - Tutoriais" ou então o duplo-clique em uma mensagem de erro) ao invés de acessar uma página da internet, irão mostrar a versão offline da página correspondente. É importante notar que a versão offline da ajuda está em formato HTML, portanto será aberta através do navegador de internet, porém não estará acessando uma página na internet, mas os arquivos locais:


Assim, com os processos acima destacados, será possível habilitar a abertura da versão offline da ajuda do AltoQi Eberick em atualizações anteriores a 2022-05.