Uma das possibilidades disponíveis para o detalhamento de lajes no AltoQi Eberick são as armaduras no formato de malha base. Ao optar por este tipo de armadura na laje, é possível definir a bitola e o espaçamento desejado para qual o programa irá dispor sobre todo o painel da laje. Esta solução é comumente adotada em lajes de fundação (radier) e, também, bastante usual em painéis de grandes dimensões, como, por exemplo, lajes planas, laje cogumelo e lajes nervuradas.

Ao definir uma malha base para a laje, o AltoQi Eberick calcula o momento resistente das barras em cada direção. Nas regiões em que a solicitação for superior à este momento, o programa posiciona armaduras adicionais para garantir que o painel de laje atenda ao dimensionamento estrutural.

Para configurar a malha base adotada em seu projeto, acesse Guia Estrutura - botão Projeto - Dimensionamento. Na aba Lajes, pressione o botão Regiões. Nesta janela, na seção Malha base inferior, configure o diâmetro e o espaçamento adotado nas duas direções da malha base. Para lajes nervuradas, também é possível configurar a quantidade de barras adotadas para cada nervura.

O AltoQi Eberick também permite que uma malha base seja posicionada na região superior da laje. Para configurá-la, basta alterar o diâmetro e espaçamento da seção Malha base superior.

Após configurar as propriedades da malha base, para adotá-la no detalhamento dos seus painéis, acesse a janela de Dimensionamento de Lajes (botão ). Na guia Positivo, a coluna Malha base define o uso desta armadura para a laje.

Da mesma forma, na coluna "Malha base" da guia Arm negativa, define-se o seu uso para a laje.



Na detalhamento abaixo, vemos um exemplo desta armadura para uma laje plana. A armadura de malha base é representada pela indicação BASE na prancha.

Já as regiões onde foram necessárias armaduras adicionais, ou seja, onde o esforço solicitante é superior à resistência oferecida apenas pelas armaduras da malha base, são destacas em linhas tracejadas, com as cotas automáticas indicando sua posição sobre a laje. Você ainda pode configurar as armaduras adicionais por meio da aba Regiões.