Pilares

(Exemplo) Lançamento de mão francesa

Uma mão francesa é um elemento estrutural inclinado, conectado a um elemento estrutural horizontal (viga) e um elemento estrutural vertical (pilar), de tal modo que o conjunto formado por estes três elementos tenha forma triangular. Essa solução pode ser adotada, em alguns casos, em substituição ao uso de transições e balanços em vigas.

 

Lançamento

O elemento estrutural inclinado, visto na figura acima, deve ser lançado no AltoQi Eberick como um pilar inclinado. O lançamento deste tipo de elemento é explicado em detalhe no artigo Como lançar e alinhar um pilar inclinado. O lançamento pode ser feito seguindo os procedimentos descritos abaixo:

  • Acesse o pavimento de topo da mão francesa e lance os pilares que servirão de suporte, como mostrado na figura abaixo
  • Utilizando o comando Lançamento - Pilares - Copiar para outros pavimentos (botão ), copie os pilares para todos os níveis entre o pavimento superior e inferior da mão francesa. Isto serve para garantir a continuidade desses pilares, explicada no artigo Erro L02 - Pilar sem continuidade.
  • Acesse o pavimento inferior da edificação e reposicione os pilares usando o comando Desenho - Manipular - Mover (botão )Os pilares da mão francesa deverão ser posicionados próximos, de maneira que seus centros sejam quase coincidentes, como mostrado abaixo
  • Una os centros dos pilares com barras rígidas por meio do comando Lançamento - Barras e nós - Barra rígida (botão ).
  • Alinhe os pilares conforme explicado no artigo Como lançar e alinhar um pilar inclinado.

 

Efeito diafragma rígido

Ao utilizar o modelo Grelhas + Pórtico, a análise efetuada no programa AltoQi Eberick considera um painel de lajes como um diafragma rígido, fazendo com que todos os nós das vigas que estejam em uma região com lajes, tenham deslocamentos horizontais relativos nulos. Por consequência, os esforços horizontais nesse caso não são transmitidos para as vigas.

A hipótese de diafragma rígido é válida para estruturas usuais. Em casos nos quais possam ocorrer cargas horizontais elevadas em algum ponto do pavimento, cabe ao usuário verificar se a laje pode efetivamente absorver esses esforços e fazer as alterações cabíveis no dimensionamento e detalhamento dos elementos, se isto for necessário.

Nesse caso devem existir duas cópias do mesmo projeto. Uma cópia com as lajes ligadas às mãos francesas lançadas, com a finalidade de apenas detalhar estas lajes e outra cópia sem estas lajes, com a finalidade de detalhar todos os demais elementos da estrutura. Esta alteração não é necessária caso seja utilizado o Modelo Integrado, no qual a resistência axial das lajes é considerada, como explicado no artigo Efeitos práticos da consideração da tração no dimensionamento das lajes.

 

Observação com relação ao detalhamento de mãos francesas

Existem diversos modelos de mãos francesas e cada um possui um arranjo de armadura diferente. O usuário deve utilizar os dados de dimensionamento e o detalhamento apenas como base para o seu resultado final, verificando a necessidade de ajustes no detalhamento gerado pelo programa.

Download:

maoFrancesa.zip