Fundações

Como lançar fundações isoladas

Em alguns projetos, é necessário dimensionar elementos isolados. Isso ocorre sobretudo para projetos de estruturas metálicas, para os quais é necessário dimensionar as fundações em concreto armado, tendo disponíveis os esforços provenientes da superestrutura. O dimensionamento deste tipo de elemento é possível no programa, desde que sejam obedecidos alguns critérios.

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Fundações e acesso o comando Pilar de fundação
  • Informe a seção transversal correspondente ao pilar de arranque
  • Escolha o tipo de fundação (bloco, sapata)
  • Selecione a opção Engastada para o vínculo Apoio. Isto é importante, pois considerar a fundação rotulada tornaria a estrutura instável, impedindo seu dimensionamento. Caso deseje mantê-la rotulada, será necessário lançar as vigas de travamento.
  • Confirme em Ok e selecione uma posição qualquer do croqui para colocar a fundação isolada.

Caso a fundação seja uma Estaca Isolada, o lançamento é feito através do comando Estaca isolada, também disponível na guia Lançamento, grupo Fundações, ou convertendo os pilares em fundação, caso estes já estejam lançados no projeto: 

 
Observação: Atualmente o programa não realiza a interação solo-estrutura para o dimensionamento e detalhamento de estacas isoladas. Assim, as verificações realizadas buscam identificar se as estacas que serão utilizadas em obra resistirão aos esforços provenientes do pórtico. O cálculo das armaduras da estaca, bem como o seu detalhamento, deverá se realizado à parte pelo engenheiro projetista.
 
Após o lançamento da fundação isolada, você pode incluir o carregamento na fundação. Pode-se incluir estes carregamentos pressionando o botão  Cargas no diálogo do elemento de fundação, ou através do comando   Elementos - Cargas concentradas

No diálogo de cargas, você pode informar todos os carregamentos agindo sobre a fundação. É importante lembrar que estas cargas estão aplicadas no nó superior da fundação, ou seja, no topo do pilar de arranque e não na base da fundação. A inclusão de uma carga concentrada Fx, por exemplo, irá gerar uma carga horizontal na base da fundação e também um momento fletor (carga x altura da fundação). Perceba ainda que você pode lançar carregamentos diferentes para cada ação do projeto, de modo que o programa fará as combinações automaticamente.

Observação: Confira no artigo Como inserir cargas concentradas o sinal (+/-) que deve ser inserido para cada carga lançada. Por exemplo, para cargas verticais de compressão sobre a fundação, a carga Fz deve ser lançada com sinal negativo. Caso seja lançada com sinal positivo, estará tracionando a fundação e poderá ser emitido o Erro D39 - Carga negativa na fundação
 
Feito isso, você já pode processar o seu projeto para obter os resultados da fundação.