Fundações

Erro D39 - Carga negativa na fundação

No Eberick, caso alguma fundação apresente carga resultante de tração, isto é, alguma das combinações de cálculo produz uma resultante negativa na fundação, então será emitido o Erro D39 - Carga negativa na fundação.

Para o caso de blocos sobre estacas, o Eberick irá tentar resolver a tração do bloco aumentando o número de estacas até que não exista mais tração nas estacas, o que é atingido através da consideração do peso próprio do bloco, que assume grandes dimensões quando se adota um número elevado de estacas. Para fundações com sapata, no entanto, a única solução possível é rever a concepção da estrutura para eliminar a tração na sapata, uma vez que o Eberick não realiza o cálculo de sapatas com resultante negativa.

Na maioria dos casos, o erro D39 está associado com o Erro D03 - Carga negativa em pilares. Por este motivo, recomendamos a leitura do artigo Erro D03 - Carga negativa em pilares. Esse artigo mostra diversas situações comuns de concepção da estrutura que podem resultar em tração nos pilares. A solução destes esforços de tração deve também resolver o Erro D39 nas fundações.

No artigo Como compreender o comportamento da estrutura analisando o pórtico unifilar? também apresentamos um exemplo de como a ferramenta de pórtico unifilar pode auxiliar no entendimento dos efeitos de carga negativa na fundação.

Observação: No caso de inserir cargas concentradas sobre as fundações, confira no artigo Como inserir cargas concentradas o sinal (+/-) que deve ser inserido para cada carga lançada. Por exemplo, para cargas verticais de compressão sobre a fundação, a carga Fz deve ser lançada com sinal negativo. Caso seja lançada com sinal positivo, estará tracionando a fundação e poderá ser emitido o Erro D39 - Carga negativa na fundação.