Fundações

Como lançar blocos de fundação com pilar excêntrico

É uma situação corrente em projetos estruturais a existência de pilares encostados na divisa do terreno da edificação, o que impossibilita que este pilar possua uma fundação centralizada. Esta série de artigos explica como realizar estes lançamentos no Eberick com as fundações de geometria fixa, disponíveis a partir do Eberick 2019.

Blocos de fundação com pilar excêntrico

Atenção: para lançar as fundações como descrito abaixo, as fundações precisam ter sido lançadas com o comando "Fundação", ou convertendo os pilares para "Fundação". Caso estejam lançadas como "pilar de fundação", não poderão ser utilizados os comandos apresentados. Para saber mais, confira o artigo Como lançar fundações no Eberick?.
Uma das vantagens de definir a geometria da fundação no momento do lançamento é a possibilidade de se utilizar pilares com excentricidade em relação ao bloco. Para realizar o lançamento deste tipo de bloco do Eberick, deve-se inserir um bloco com geometria definida, conforme apresentado no artigo  Como lançar blocos de fundação com geometria fixa . Após adicionar o bloco no croqui, teremos o lançamento do bloco com a representação da seção superior:

A definição da excentricidade é feita utilizando a ferramenta "Fixar seção do pilar", para fixar a seção do bloco em relação ao pilar superior. Para isso, na guia "Lançamento", grupo "Pilares", acione o comando "Fixar seção do pilar" (). Serão exibidos os vértices do bloco lançado:

Neste ponto, deve-se selecionar qual é o vértice do bloco que será fixado (ou movido) e em qual posição ele será posicionado, o que irá deslocar o bloco em relação ao pilar. Em nosso exemplo, supomos que o pilar possua uma excentricidade no eixo X:

Note que traçando uma linha imaginária entre o eixo do pilar e o eixo do bloco temos uma linha na direção X do croqui.

Com esta definição, o bloco já estará lançado com a consideração da excentricidade do pilar.

Lançamento da viga de equilíbrio

Para dimensionar os blocos com pilar excêntrico, o Eberick dimensiona uma viga de equilíbrio, que faz a ligação do pilar ao centro do bloco, através de um modelo de consolo curto ou muito curto. 

Para que seja possível este dimensionamento, portanto, deve existir uma viga chegando no bloco, posicionada para realizar a transmissão dos esforços do pilar para o bloco. Esta viga deve esta lançada na mesma linha da excentricidade.

Em todos os casos em que o pilar está excêntrico ao bloco, este lançamento deve ser realizado. A figura abaixo exemplifica o lançamento da viga de equilíbrio para alguns casos de excentricidade do pilar:

Caso isto não seja respeitado (isto é, existe excentricidade entre o pilar e o bloco mas não existe nenhuma viga lançada na mesma linha) então o programa irá emitir o Erro L80 - Bloco sem pilar de arranque em situação sem travamento

Para garantir a possibilidade de dimensionamento desta viga como consolo, também, a altura da viga de travamento deve ser maior ou igual à distância entre o centro do bloco e o centro do pilar. Sendo que caso esta altura não seja respeitada será emitido o Erro D174 - Altura Inferior à requerida para ligação em bloco sem pilar de arranque.

Para prosseguir com o lançamento do bloco, portanto, realizamos o lançamento de uma viga na mesma linha da excentricidade do pilar, com largura suficiente para o apoio do pilar, e altura maior ou igual à excentricidade do pilar com o bloco.

 

Note que a viga estará lançada como apoiada no bloco de fundação, portanto não será representada dentro de sua seção. No entanto, ela será dimensionada e detalhada como sendo estendida até o pilar.

Com isso, estará lançado com sucesso o bloco com o pilar excêntrico, e seu dimensionamento será realizado considerando a excentricidade na análise, com dimensionamento da viga interna como elemento de transferência dos esforços. 

Atenção : elementos de fundação devem ser sempre inseridos em um pavimento principal do projeto. Não deve ser feito o lançamento de um elemento de fundação em nível intermediário (geralmente criado para o lançamento de escadas).
 
No próximo artigo desta série apresentamos o exemplo de uma estrutura que possui blocos com pilar excêntrico travados por vigas alavanca.