Fundações

Como lançar fundações no Eberick?

No Eberick, dependendo dos requisitos da estrutura e da complexidade das análises necessárias, pode-se realizar o lançamento das fundações da estrutura de algumas formas diferentes. Mais especificamente, o usuário pode informar ao programa qual a geometria exata da fundação (fundações com geometria fixa) ou então deixar que o programa decida, de acordo com os esforços e os parâmetros do solo, qual é a melhor geometria (pilares de fundação).

Fundações no Eberick

Para o cálculo da estrutura, é necessário que o projetista informe ao Eberick quais são as fundações nas quais a estrutura estará apoiada, uma vez que as características deste apoio influenciam no comportamento da estrutura como um todo. 

No Eberick, de forma geral existem dois tipos diferentes de lançamento de fundações, os pilares de fundação e as fundações (com geometria fixa). Estes comandos estão localizados na aba Lançamento do programa, pelo comando Fundação e o Pilar de fundação:

Pilares de fundação

Neste tipo de lançamento, o usuário informa ao programa qual a geometria do pilar de arranque e qual é o tipo de fundação que deseja utilizar (bloco, sapata ou tubulão). Com isso o programa irá calcular, com base nos esforços e nas configurações, qual a melhor geometria para o elemento informado, e irá dimensionar este elemento com base na geometria escolhida. Neste tipo de fundação, o elemento é simplificado na análise por uma única barra, representando o pilar de arranque.

O lançamento dos pilares de fundação é mais simples que as fundações com geometria fixa, uma vez que não é necessário determinar manualmente as dimensões da fundação. Este tipo de fundação, portanto, é ideal para os casos em que as fundações do projeto não possuem excentricidade ou em que os efeitos de uma análise mais precisa não seriam significativos. Além disso, este lançamento tem a vantagem de que a fundação será dimensionada conforme os esforços, controlando o número de estacas ou a área da sapata de acordo com a carga resultante na fundação, o que agiliza o projeto.

Fundações com geometria fixa (comando Fundação)

Neste tipo de lançamento, o usuário informa a geometria da fundação que deseja incluir no projeto, e o Eberick verifica, dimensiona e detalha este elemento.

O modelo com geometria fixa permite que sejam realizadas análises mais complexas, como por exemplo a consideração das estacas no modelo estrutural. Por este motivo, é recomendado para projetos onde se deseja uma análise mais completa das fundações. Como elas permitem a consideração de excentricidades, também se recomenda utilizar as fundações com geometria fixa para os casos em que existem pilares em divisa.