Fundações

Como lançar blocos de fundação com geometria fixa

No Eberick, dependendo dos requisitos da estrutura e da complexidade das análises necessárias, pode-se realizar o lançamento das fundações da estrutura de algumas formas diferentes. Mais especificamente, o usuário pode informar ao programa qual a geometria exata da fundação (fundações com geometria fixa) ou então deixar que o programa decida, de acordo com os esforços e os parâmetros do solo, qual é a melhor geometria (pilares de fundação).

Blocos com geometria definida

Neste tipo de lançamento, a geometria do bloco de fundação é especificada completamente no lançamento. Com isso, o projetista é quem define o número de estacas, o formato do bloco e a posição do pilar em relação ao bloco. O Eberick irá verificar se a geometria informada garante o dimensionamento do bloco e as cargas máximas nas estacas, e irá produzir o detalhamento do bloco informado caso seja atendido.

Estrutura de pavimentos

Para informar a geometria dos blocos, deve existir um pavimento que esteja no nível correspondente ao topo dos blocos. Portanto, caso exista uma altura de arranque entre as vigas de baldrame e os blocos de fundação, deverão ser lançados dois pavimentos diferentes, um para as fundações e um para o baldrame, e a altura do pavimento de baldrame deverá ser igual à altura de arranque dos pilares. A altura do pavimento "Fundação" deve ser suficiente para posicionar os elementos de fundação.

 

Atenção: elementos de fundação devem ser sempre inseridos em um pavimento principal do projeto. Não deve ser feito o lançamento de um elemento de fundação em nível intermediário (geralmente criado para o lançamento de escadas).

Lançamento

Para realizar o lançamento dos blocos de fundação com geometria definida, pode-se utilizar a guia "Lançamento", grupo "Fundações", comando "Fundação":


Ao acionar este comando será aberta a janela de lançamento da fundação, onde deve-se definir os dados da fundação sendo lançada:


Os elementos de fundação com geometria definida devem ser compreendidos no Eberick como uma continuação do pilar que chega na fundação. Por este motivo, para que o Eberick compreenda a continuidade do pilar superior com o elemento de fundação, é necessário que o nome da fundação seja igual ao nome do pilar que irá se apoiar nela. Portanto, deve-se nesta janela ajustar o nome da fundação para que seja igual ao nome do pilar superior.

Por exemplo, ao lançar a fundação que estará abaixo do pilar P2 da estrutura, pode ser que o Eberick sugira um nome diferente do desejado (pois o Eberick sugere o próximo numeral dos elementos lançados com o mesmo prefixo). Neste caso, se for deixado o nome sugerido pelo programa, não será compreendido o apoio do pilar na fundação. É necessário portanto, no lançamento, alterar o nome deste bloco para "P2", para que seja compreendida corretamente a continuidade do pilar com a fundação.

Dica : caso os pilares já estejam lançados e copiados para todos os pavimentos da estrutura, você pode acessar no croqui do pavimento das fundações o comando da aba "Lançamento -> Pilares -> Converter em fundações ", que converterá automaticamente o pilar para uma fundação de geometria fixa com o mesmo nome do pilar superior.

Após ajustar o nome da fundação, pode-se prosseguir com o preenchimento dos dados da janela:
  • Tipo: Escolha entre Bloco ou Sapata. Para o lançamento explicado neste artigo, selecione "Bloco"
  • Vínculo: Vínculo adotado entre o bloco e o solo (Não será relevante caso as estacas sejam consideradas no modelo)
  • Tipo de Bloco: Deve-se escolher a geometria do bloco de fundação, escolhendo o número de estacas e o formato desejado.
  • Estaca: Qual estaca será utilizada neste bloco, entre as estacas disponíveis nas configurações (artigo Como cadastrar uma nova estaca no Eberick?).
  • Esp. B / H: Espaçamento entre o centro das estacas na direção B e H. Em alguns formatos simétricos, estará disponível apenas o espaçamento em B.
  • hb: Altura útil do bloco.

Enquanto informa a geometria do bloco, pode-se verificar à direita na área de CAD o resultado da geometria do bloco em planta. Após ter definido a geometria desejada, deve-se clicar em OK para prosseguir com o lançamento no croqui.

Inserção do croqui

Logo após confirmar os dados da janela de lançamento, deve-se informar a posição do bloco no croqui. O lançamento do bloco no croqui ocorre da mesma forma que o lançamento dos pilares (artigo Como lançar pilares no AltoQi Eberick) sendo lançado e fixado de acordo com a geometria do bloco:


Após ter lançada a fundação com o mesmo nome do pilar, será mostrada no croqui uma representação do pilar superior. Com isso, pode-se utilizar a guia "Lançamento", grupo "Pilares", botão "Fixar seção" ( ) para ajustar a seção da fundação em relação ao pilar superior. No exemplo abaixo, utilizou-se o comando "Fixar seção" ( ) para alinhar o centro do bloco em relação ao centro do pilar superior.

Com isso, o lançamento do bloco no pavimento está realizado. No pavimento de fundação, o elemento de bloco também poderá funcionar como apoio para vigas, bastando para este caso lançar as vigas na posição desejada: