Fundações

Como cadastrar uma nova estaca no Eberick?

O dimensionamento de blocos de fundação é muito importante na análise da estrutura, uma vez que define como será a interação da estrutura com o solo no qual está apoiada. Esta série de artigos busca esclarecer de maneira mais pontual como as configurações de estacas influenciam no dimensionamento desses elementos:

  • Blocos dimensionados com muitas estacas
  • Como cadastrar uma nova estaca no Eberick? (Este artigo)
  • Estimativa da capacidade de carga das estacas com base no SPT

Como cadastrar uma nova estaca no Eberick?

Ao realizar o dimensionamento dos blocos de fundações sobre estacas no Eberick, o programa calcula a quantidade e diâmetro das estacas necessárias para suportar aos esforços solicitantes no bloco. Este cálculo é realizado levando em consideração as opções de estacas disponíveis na configuração, comparando os esforços solicitantes aos resistentes. Por default, o Eberick disponibiliza uma estaca pré-cadastrada como configuração inicial. Contudo, esta informação precisa ser avaliada pelo calculista em cada projeto, de modo a utilizar as estacas e valores de resistência adequados para cada situação.

Para editar as estacas disponíveis no programa, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Blocos - Propriedades. Na janela de estacas dos blocos, serão exibidas as estacas já cadastradas no Eberick, possibilitando excluir, editar ou configurar de novas estacas. Os valores que o programa traz configurado para resistência a compressão, carga horizontal e momentos máximos são didáticos e não correspondem necessariamente a algum tipo ou padrão de estaca, sendo meramente, valores default. O mesmo vale para os valores apresentados abaixo. 

  • Incluir: adiciona uma nova estaca ao projeto
  • Alterar: altera uma estaca existente
  • Excluir: exclui uma estaca existente
  • Ativo: esta coluna da tabela permite habilitar/desabilitar a utilização de uma determinada estaca, sem a necessidade de excluí-la.

Ao clicar em Incluir ou Alterar, uma nova janela se abre, onde é possível inserir cada uma das propriedades da estaca. Perceba que o programa disponibiliza também as cargas máximas (resistência à compressão, carga horizontal máxima e momento máximo) sobre as estacas. Estes valores devem ser configurados corretamente, uma vez que determinam quão resistente é a estaca e, consequentemente, o número de estacas que serão posicionadas sobre o bloco. No próximo artigo desta série, Estimativa da capacidade de carga das estacas com base no SPT será mostrado como o ensaio SPT se relaciona à carga axial máxima. 

Edite as propriedades desejadas e confirme em Ok. Uma vez configuradas as estacas, pode-se acessar a janela de dimensionamento e clicar em Calcular estacas (botão ) e o programa irá escolher as estadas de acordo com o custo ou a área, conforme definido no item Escolher estacas usando, da configuração de dimensionamento dos blocos. 

Note que é necessário definir o tipo de material para a estaca, bem como a sua classe de resistência. Estes parâmetros são relacionados com as classes de concreto (que são configuradas no menu (Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade - Classes) e com o cadastro de elementos genéricos e metálicos (Estrutura - Configurações - Sistema - Elementos genéricos, ver Como cadastrar elementos genéricos no AltoQi Eberick). Estes parâmetros são utilizados na análise de fundações que tenham a opção "Considerar estacas no modelo" marcada. (veja Como incluir as estacas no modelo de análise estrutural).

Como cadastrar um bloco com mais de 10 estacas no Eberick?

Além de cadastrar novas estacas, o Eberick permite a utilização de formatos personalizados de blocos de fundação para casos em que os esforços solicitantes sejam tais que se comparados com a carga admissível das estacas seja necessário a utilização de blocos com mais de 10 estacas. Esse cadastro pode ser realizado através da guia  Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Blocos - Formatos...
Observe que é possível incluir novos blocos retangulares com 10 ou mais estacas, sendo possível definir a quantidade de linhas e colunas:
Vale salientar que os blocos criados a partir do diálogo "Formatos especializados" são calculados pelo método da Ruptura. O detalhamento é feito conforme o item 22.7.4 da NBR 6118:2014: a armadura principal é disposta essencialmente nas faixas definidas pelas estacas. Além disso, é prevista uma armadura adicional em malha nas duas direções para controlar a fissuração.