Como cadastrar uma nova estaca no Eberick?
O dimensionamento de blocos de fundação é muito importante na análise da estrutura, uma vez que define como será a interação da estrutura com o solo no qual está apoiada. Os artigos abaixo buscam esclarecer de maneira mais pontual como as configurações de estacas influenciam no dimensionamento desses elementos:
- Blocos dimensionados com muitas estacas
- Como cadastrar uma nova estaca no Eberick? (Este artigo)
- Estimativa da capacidade de carga das estacas com base no SPT
Como cadastrar uma nova estaca no Eberick?
Ao realizar o dimensionamento dos blocos de fundações sobre estacas no Eberick, o programa calcula a quantidade e diâmetro das estacas necessárias para suportar aos esforços solicitantes no bloco. Este cálculo é realizado levando em consideração as opções de estacas disponíveis na configuração, comparando os esforços solicitantes aos resistentes. Por default, o Eberick disponibiliza uma estaca pré-cadastrada como configuração inicial. Contudo, esta informação precisa ser avaliada pelo calculista em cada projeto, de modo a utilizar as estacas e valores de resistência adequados para cada situação.
Para editar as estacas disponíveis no programa, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Blocos - Propriedades. Na janela de estacas dos blocos, serão exibidas as estacas já cadastradas no Eberick, possibilitando excluir, editar ou configurar de novas estacas. Os valores que o programa traz configurado para resistência a compressão, carga horizontal e momentos máximos são didáticos e não correspondem necessariamente a algum tipo ou padrão de estaca, sendo meramente, valores default. O mesmo vale para os valores apresentados abaixo.

- Incluir: adiciona uma nova estaca ao projeto
- Alterar: altera uma estaca existente
- Excluir: exclui uma estaca existente
- Ativo: esta coluna da tabela permite habilitar/desabilitar a utilização de uma determinada estaca, sem a necessidade de excluí-la.
Ao clicar em Incluir ou Alterar, uma nova janela se abre, onde é possível inserir cada uma das propriedades da estaca. Perceba que o programa disponibiliza também as cargas máximas (resistência à compressão, carga horizontal máxima e momento máximo) sobre as estacas. Estes valores devem ser configurados corretamente, uma vez que determinam quão resistente é a estaca e, consequentemente, o número de estacas que serão posicionadas sobre o bloco. No artigo Estimativa da capacidade de carga das estacas com base no SPT é mostrado como o ensaio SPT se relaciona à carga axial máxima.
Edite as propriedades desejadas e confirme em Ok. Uma vez configuradas as estacas, pode-se acessar a janela de dimensionamento e clicar em Calcular estacas (botão
) e o programa irá escolher as estadas de acordo com o custo ou a área, conforme definido no item Escolher estacas usando, da configuração de dimensionamento dos blocos.

Note que é necessário definir o tipo de material para a estaca, bem como a sua classe de resistência. Estes parâmetros são relacionados com as classes de concreto (que são configuradas no menu (Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade - Classes) e com o cadastro de elementos genéricos e metálicos (Estrutura - Configurações - Sistema - Elementos genéricos, ver Como cadastrar elementos genéricos no AltoQi Eberick). Estes parâmetros são utilizados na análise de fundações que tenham a opção "Considerar estacas no modelo" marcada. (veja Como incluir as estacas no modelo de análise estrutural).
Como cadastrar um bloco com mais de 10 estacas no Eberick?


Boas práticas no cadastro de estacas
O Eberick não realiza o dimensionamento geotécnico das estacas. Isso significa que nenhuma propriedade de solo é informada ao programa quando adotamos blocos como fundações. A exceção ocorre quando as estacas são discretizadas no modelo (Como incluir as estacas no modelo de análise estrutural) e para outros tipos de fundação, como para sapatas e lajes de fundação, que consideram dados do solo.
Com base no tipo de solo e na estaca escolhida, é responsabilidade do projetista:
-
Definir a profundidade da estaca;
-
Definir o concreto e o arranjo de armaduras;
-
Estimar a capacidade do conjunto solo + estaca à compressão, carga horizontal e momento fletor.
Esses dados devem ser obtidos externamente ao programa, com base em referências técnicas e estudo geotécnico. Posteriormente, são informados ao software por meio do cadastro de uma nova estaca.
Ao dimensionar os blocos, o Eberick verifica se os esforços provenientes da superestrutura respeitam os limites cadastrados para cada estaca. Caso esses limites sejam ultrapassados, o programa pode:
-
Aumentar o número de estacas no bloco;
-
Apresentar erros como:
-
D52 – Carga vertical excessiva;
-
D53 – Carga horizontal excessiva;
-
D54 – Momento fletor excessivo.
-
Por isso, é fundamental que os parâmetros cadastrados estejam compatíveis com o porte da estrutura. Os valores de resistência utilizados em cursos, exemplos e materiais didáticos são apenas ilustrativos. As propriedades das estacas devem ser estabelecidas conforme estudo geotécnico da obra.