Erro D12 - (VSd/VRd2 + TSd/TRd2) > 1
O Erro D12 - (VSd/VRd2 + TSd/TRd2) > 1 indica que a combinação dos esforços de cisalhamento e torção ultrapassa a resistência da seção de concreto armado. Isso ocorre devido à sobreposição das bielas comprimidas, já que a mesma região pode ser solicitada por ambos os esforços simultaneamente.
Segundo a NBR 6118:2014 – item 17.7.2.2, deve-se realizar uma verificação conjunta da resistência à compressão da viga submetida simultaneamente à torção e ao cisalhamento. Essa condição é expressa pela equação:

Onde,
O Eberick aplica essa verificação automaticamente. Caso a condição não seja atendida, o programa emite o Erro D12. Nesses casos, deve-se reduzir a solicitação de esforços ou aumentar a resistência da seção, priorizando o esforço predominante.
As orientações específicas para cada tipo de esforço estão detalhadas nos artigos abaixo:
- Para melhorar a condição ao cisalhamento: Erro D10 - Força cortante Vsd maior que Vrd2
- Para melhorar a condição à torção: Erro D11 - Esforço de torção TSd maior que TRd2
Como resolver o erro? (aplica-se a vigas e pilares). Em geral:
-
- Redimensionar a seção;
- Alterar o modelo de cálculo da resistência a esforços cortantes utilizado em Dimensionamento-Vigas-Estribos (o modelo utilizado para o cálculo dos pilares ao cisalhamento será o mesmo selecionado para vigas);
- Em casos especiais, alterar o fck (resistência característica do concreto) para as vigas e/ou pilares deste pavimento, acessando a configuração Materiais e Durabilidade.
Vigas
- Alterar a configuração Análise, item "Redução na torção para as vigas". Isto fará com que os esforços de torção no pavimento sejam todos reduzidos. Lembre-se que uma redução excessiva pode tornar a estrutura hipostática;
Permite-se ainda alterar a redução à torção exclusivamente para a viga com erro, através do diálogo "Modelo", acessado ao editar um trecho da viga no croqui. O cuidado com redução excessiva segue o mesmo princípio da redução na torção global, ou seja, pode gerar estrutura hipostática.
- Verificar o ponto crítico no diagrama de momentos torsores (acessando o botão "Momentos torsores" na área de CAD) e alterar o lançamento da estrutura. Por exemplo, pode-se rotular a extremidade de vigas que cheguem nesta que está apresentando erro, através do comando Rotular viga. Tanto neste como no item anterior, a estrutura deve ser recalculada.
Pilares
- Alterar a configuração Análise, item "Redução na torção para os pilares". Isto fará com que os esforços de torção no pavimento sejam todos reduzidos. Lembre-se que uma redução excessiva pode tornar a estrutura hipostática.
A figura abaixo é um esquema dos modelos de comportamento de viga sujeita a esforço cortante e à torção.

Por meio desses modelos, nota-se que quando esses esforços atuam em conjunto na mesma região de concreto, suas compressões se somam, podendo comprometer a resistência da seção, mesmo que individualmente os esforços estejam dentro dos limites normativos.