Vigas

Erro D11 - Esforço de torção TSd maior que TRd2

Ao realizar o dimensionamento de elementos estruturais à torção, o item 17.5.1.3 da norma NBR 6118:2014 prescreve que o esforço de torção deve respeitar três limites de resistências, definidos pela resistência à tração dos estribos normais ao eixo do elemento, pela resistência à tração das armaduras longitudinais da viga, e pela resistência à compressão das diagonais comprimidas de concreto. 

As duas últimas condições, referentes aos estribos e às armaduras longitudinais, dependem da armadura adotada na viga. A primeira condição, no entanto, diz respeito apenas à resistência à compressão do concreto. Caso essa primeira condição não seja respeitada, é emitido o Erro D11 - Esforço de torção TSd maior que TRd2.

Neste caso, como a falha do dimensionamento ocorre devido à compressão ser maior que a resistência à compressão do concreto, não é possível simplesmente aumentar a armadura da viga para atender ao dimensionamento.

Como resolver o erro?

Para resolver esta situação de que a tensão solicitante causa compressão maior que a compressão do concreto, a única solução é alterar o lançamento para que a resistência à compressão seja maior que a compressão causada pela torção. Isso pode ser realizado de algumas formas diferentes:

  • Alterar a seção do elemento, reduzindo a compressão resultante da torção e aumentando a resistência da seção. Para este caso, é importante lembrar que para a torção, não é eficiente aumentar apenas a altura da viga. A seção ideal para resistência à torção é uma seção quadrada (e não retangular, como no caso da flexão), portanto, quanto mais próxima de um quadrado for a viga, mais eficiente ela será para resistir aos esforços de torção. Aumentar a largura da viga é portanto mais eficiente para melhorar a resistência à torção.
  • Reduzir a solicitação de torção do elemento, ajustando o lançamento da estrutura para que o elemento não receba esforços elevados de torção. Para isso, deve-se verificar a origem dos esforços de torção e ajustar o lançamento. Um exemplo comum desta questão é o de uma viga que se apoia em outra. Caso a viga apoiada esteja engastada, a rotação no apoio da viga irá produzir torção em sua viga de apoio.
  • Reduzir a rigidez à torção dos elementos, que pode ser configurada na aba Estrutura - Configurações - Projeto - Análise. Estes parâmetros configuram a redução da rigidez dos elementos à torção, e alteram o esforço de torção absorvido pelas vigas e pilares da estrutura. Para as vigas, este parâmetro pode ser configurado de forma individual no botão Modelo da janela de diálogo de edição da viga.
  • Utilizar concreto com resistência superior. Em casos especiais, pode-se aumentar o fck do concreto. Esta solução aumenta diretamente a tensão resistente do concreto, portanto é uma alternativa para solução em casos especiais.