Lajes

Como cadastrar blocos de enchimento

Ao lançar lajes pré-moldadas, nervuradas ou treliçadas no AltoQi Eberick, é necessário definir qual bloco de enchimento será utilizado para preencher os vazios destas lajes. O AltoQi Eberick oferece diversas opções de bloco de enchimento que já vem cadastradas no programa, no entanto o usuário pode cadastrar novos blocos de acordo com sua preferência e disponibilidade do fornecedor. 

Como cadastrar blocos de enchimento?

Para cadastrar novos blocos de enchimento, acesse Estrutura - Configurações - Sistema - Blocos de enchimento. A janela de diálogo é dividida em duas partes: Tipos de blocos e Lista de blocos

No campo Tipos de blocos, serão exibidos os tipos de blocos para cada laje. Por padrão, o AltoQi Eberick já possui alguns tipos de blocos cadastrados, como no exemplo acima, onde a laje Treliçada 1D possui dois tipos de blocos: EPS Unidirecional e Lajota Cerâmica. Caso seja necessário, é possível cadastrar um novo Tipo de bloco, onde serão inseridas informações sobre formato e peso específico. Este procedimento é explicado em detalhe no artigo Como cadastrar um novo tipo de bloco.

No campo lista de blocos, são exibidos blocos com  diferentes dimensões pertencentes a cada tipo de bloco. Na imagem acima, a lista de blocos exibe todas as dimensões de blocos cadastrados para o EPS Unidirecional. O AltoQi Eberick também fornece como default uma série de blocos de enchimento para cada Tipo e, caso o usuário deseje, é possível cadastrar outras dimensões. Esse procedimento é explicado em maior detalhe nos artigos subsequentes da série, Como cadastrar um novo bloco em EPS ou lajota cerâmica e Como cadastrar uma nova cubeta plástica.

As configurações de Blocos de enchimento são globais, ou seja, não é gravada juntamente com o projeto e sim em um arquivo separado blocosEnchimento.cfg existente no diretório de instalação do programa. Caso o programa seja aberto sem um arquivo blocosEnchimento.cfg, o cadastro dos blocos é automaticamente criado a partir de valores padrão. Ao abrir um projeto, o programa verifica se ele utiliza blocos de enchimento e se esses blocos existem no cadastro. Se não existirem, são adicionados automaticamente no cadastro.