Lajes

Como cadastrar um novo bloco em EPS ou lajota cerâmica

Ao lançar lajes pré-moldadas, nervuradas ou treliçadas no AltoQi Eberick, é necessário definir qual bloco de enchimento será utilizado para preencher os vazios destas lajes. O AltoQi Eberick oferece diversas opções de bloco de enchimento que já vem cadastradas no programa, no entanto o usuário pode cadastrar novos blocos de acordo com sua preferência e disponibilidade do fornecedor. 

Cadastrando um novo bloco

Para cadastrar uma nova dimensão de bloco, selecione um dos grupos de blocos apresentados na janela Tipos de bloco, referente à tipologia de laje na qual se deseja utilizá-lo. Em seguida, clique sobre Adicionar (botão ), imediatamente abaixo da Lista de blocos (janela em formato de planilha).

No diálogo que se abre, serão solicitadas as informações referentes à geometria do bloco de enchimento a ser cadastrado. O nome do bloco é preenchido automaticamente através das propriedades definidas nos 3 primeiros campos hbbe e ce. Caso existam dois ou mais blocos com estes 3 primeiros parâmetros iguais, o programa irá adicionar ao nome os parâmetros seguintes, até apresentar o que será diferente. 

Caso seja necessário apenas editar as informações referentes a um bloco de enchimento já cadastrado no grupo, selecione o mesmo e clique em Editar (botão ), imediatamente abaixo lista de blocos. Para apagar um bloco cadastrado, clique sobre Remover (botão ) abaixo da planilha. Ao cadastrar um novo bloco ou alterar as configurações de um já existente, é exibido um diálogo solicitando informações sobre dimensões, agrupamento e custo. 

 

Configurando as dimensões

O primeiro item do diálogo refere-se ao cadastro de dimensões. A imagem abaixo mostra a correspondência entre as dimensões e os campos de cadastro do diálogo.

No mesmo diálogo, são solicitadas informações referentes ao custo do bloco de enchimento. Neste é possível cadastrar o preço do material e execução por unidade (bloco) e/ou área de laje. Estes valores serão utilizados pelo AltoQi Eberick na montagem do resumo de custos para o custo unitário de cada bloco de enchimento ou então para o custo de laje pré-fabricada por área.

 

Agrupamento

Cada elemento da lista de blocos possuirá parâmetros relativos ao agrupamento do mesmo na laje. Com isto, serão atendidos os casos em que o enchimento entre as nervuras das lajes é composto por mais que um bloco. Você pode, portanto, listar a real quantidade blocos de enchimentos do projeto, não havendo a necessidade de se cadastrar elementos inexistentes na obra (elementos com dimensões iguais aos dos agrupamentos dos blocos).

Exemplificando, para se cadastrar um agrupamento de 8 blocos conforme apresentado na figura abaixo, selecione o bloco desejado e clique sobre o botão Editar (botão ). Na janela de diálogo que se abre, no quadro Agrupamento, indique a quantidade de blocos a serem dispostos em cada uma das direções (neste caso 2 blocos na largura X, 2 blocos na altura h e 2 blocos na profundidade y).