Hidrantes

Como verificar o ponto de equilíbrio de pressão dos hidrantes?

Segundo Instrução Técnica nº 22 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, é admitida a  variação máxima de 0,50 m.c.a . (5,0 kPa) para efeito de  equilíbrio de pressão  na rede. Não se tratando da diferença de pressão final entre os hidrantes, este critério de cálculo é representado por uma  conexão  que seja  comum a todos os hidrantes  configurados como mais desfavoráveis, também conhecida como  ponto de equilíbrio .

A plataforma AltoQi Builder já efetua o dimensionamento para que este critério de equilíbrio de pressão seja atingido, desta forma apresentamos no vídeo e na passo a passo a seguir como verificar pelas planilhas de pressão o atendimento a tal recomendação normativa.

A fim de garantir uma análise adequada do ponto de equilíbrio, recomenda-se que o modelo já esteja com seus elementos devidamente lançados e dimensionados conforme apresentado no artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?. Sugerimos também a geração de um relatório de verificação das pendencias antes de gerar as planilhas de pressão. Para gerar o relatório citado siga o procedimento indicado no artigo Como gerar o relatório de verificação geral?.

  • Após lançar e dimensionar o projeto de hidrantes acesse a aba  Operações  e clique no comando  Gerenciador;
  • Com o botão direito do mouse, selecione um dos hidrantes mais desfavoráveis e acesse  Planilha de pressões , repetindo esta operação para todos os outros hidrantes do grupo em questão;
  • De acordo com o sentido de escoamento definido para a rede, novamente com o  botão direito do mouse , acessar a opção  Diagrama de pressões  para o hidrante estabelecido mais à jusante entre os mais desfavoráveis;

Acessa-se o hidrante situado mais à jusante da rede a fim de que se possa observar todo o lançamento e visualizar o ponto de equilíbrio de pressão comum para todos os hidrantes mais desfavoráveis, considerando sempre o sentido de escoamento corrente para o modelo.

Na imagem abaixo, do  Diagrama de Pressão  de um projeto com exemplo de lançamento destaca-se qual seria o ponto de equilíbrio para o modelo em questão, além do trecho imediatamente à jusante desta conexão ( 9-10 , neste caso).

Comparando entre as planilhas de pressões já geradas, é possível constatar que não foi excedida a máxima variação de pressão de 0,5 m.c.a. entre todos os hidrantes mais desfavoráveis para o ponto de equilíbrio, conforme especificação da IT nº 22 e destacado nas imagens abaixo.

Planilha de pressão do hidrante do grupo de hidrantes mais desfavoráveis:

Planilha de pressão do hidrante do grupo de hidrantes mais desfavoráveis:

 Planilha de pressão do hidrante do grupo de hidrantes mais desfavoráveis: