Deslocamentos e durabilidade

Quais os limites de deslocamento preconizados por norma?

Segundo o item 6.1 da NBR6118/2014, as estruturas de concreto devem ser projetadas de modo a manter sua segurança, estabilidade e aptidão perante às solicitações que sofrerá durante o seu período de projeto. Desta forma, é fundamental que os deslocamentos que ocorrem em uma estrutura sejam limitados de forma a garantir a qualidade da obra.

Limites de deslocamento preconizados por norma

É fundamental que os deslocamentos que ocorrem em uma estrutura sejam limitados de forma a garantir a qualidade da obra. Abaixo se mostram algumas situações de edificações que não atendem os requisitos de desempenho estabelecidos na NBR6118/2014:

A tabela 13.3 da NBR6118/2014 limita os valores de deslocamento em elementos, como visto abaixo. Há ainda recomendações de deslocamentos máximos admissíveis para elementos estruturais pré-moldados que podem ser conferidas no item 5.2.5 da NBR9062.

Estes valores estão cadastrado por padrão no programa. Todavia, caso necessário, o usuário pode alterá-los, conforme descrito no artigo Como configurar os limites de deslocamento no Eberick?. Os tipos de efeitos relacionados à deslocamentos podem ser classificados em:

  • Aceitabilidade sensorial: são efeitos associados ao desconforto causado ao usuário na utilização da edificação e podem ser divididos em:
    • Efeitos visuais desconfortáveis aos usuários
    • Vibrações excessivas (geralmente relacionados à pequena rigidez da estrutura).
  • Efeitos estruturais em serviço: são efeitos que podem impedir a utilização adequada da edificação, neste caso podem-se citar superfícies que devem permanecer horizontais para sua adequada utilização, como ginásios, pistas de boliche, laboratórios, etc.
  • Efeitos em elementos não estruturais: são efeitos que podem impedir a utilização adequada da edificação, porém estão associados à elementos não estruturais como paredes de alvenaria, revestimentos, etc.