Outros

Incluindo regiões de trabalho no AltoQi Builder

A plataforma AltoQi Builder dispõe de diferentes aplicações para atender às necessidades de projetos de diferentes portes. Todas possuem os mesmos recursos, diferindo apenas na capacidade da entrada gráfica de elementos, como a área de lançamento e número de pavimentos. Cada aplicação disponível para o Builder é definida com base em diferentes propriedades do projeto, utilizadas para mensurar as dimensões da edificação.

A capacidade de área de lançamento é considerada da seguinte forma: através de um retângulo imaginário que envolve as conexões extremas lançadas no croqui e somando a área deste retângulo em cada pavimento. Por vezes, uma arquitetura pode ter uma configuração no qual um retângulo não representa os limites de lançamento do projeto no AltoQi Builder, mas sim uma área de projeto poligonal. 

Pensando nesta situação, o usuário tem a opção de delimitar a área de lançamento para que possa otimizar a capacidade de área da sua aplicação no AltoQi Builder, através das Regiões de trabalho.

Observação: Este recurso está disponível a partir da atualização 2023-02 do AltoQi Builder

Inserindo regiões de trabalho no AltoQi Builder

Para delimitar a região de trabalho no croqui que será considerada no cômputo da capacidade da área de projeto, siga com os procedimentos a seguir:

  • Com a sua edificação aberta no AltoQi Builder, acesse a janela Edificação  (guia Elementos, grupo Acessar);
  • Dê dois cliques sobre o croqui onde deseja inserir a região de trabalho;
  • Ainda na janela Edificação, clique com o botão direito do mouse no mesmo croqui que foi aberto.
  • No menu de contexto, selecione Região de trabalho > Nova região de trabalho;
Observação: Caso deseje alterar somente a formatação do texto, como fonte e tamanho, recomendamos o artigo Configurando os textos dos tubos.
  • A linha de comando exibirá Região de trabalho - Primeiro Ponto. Neste momento, clique sobre um ponto no croqui para iniciar a delimitação da região de trabalho; 

Dois diálogos serão exibidos após o primeiro ponto: Tipo Área. Em Tipo, é possível alternar entre o tipo de linha para delimitação, linha retilínea ou curva . Em Área, informa a totalização da área de acordo com o traçado da região feito até então. 


  • A linha de comando exibirá Região de trabalho - Próximo Ponto. Siga delineando a região conforme desejado, tendo o cuidado de abranger os ambientes pertinentes ao projeto que já tem ou que terão lançamentos. Geralmente costuma-se seguir a área construída da arquitetura.
  • Para finalizar a delimitação da região, clique sobre o primeiro ponto inserido ou tecle Enter para fechar o polígono.


Observação: A representação da região de trabalho criada é visível apenas no croqui por uma linha tracejada amarela. Esta não será exibida dentro de detalhes ou corte, em arquivos exportados nem em pranchas.  A área da região ficará explícita próxima da região de trabalho.

Uma vez inserida a região de trabalho, não é possível realizar lançamentos fora do seu perímetro tampouco edita-la. Neste caso, é necessário inserir uma nova região com os procedimentos já apresentados. A nova região inserida substitui a região antiga.

Se for necessário também, é possível excluir a região de trabalho, acessando o menu de contexto no croqui em que a região foi inserida e selecionar Região de trabalho > Apagar região de trabalho. Neste cenário, a área considerada na capacidade do programa volta a ser a área do retângulo imaginário. 

Como a capacidade de área é contabilizada com as regiões de trabalho

A área de projeto contabilizará as duas formas de cálculo: se em um pavimento houver a região de trabalho, então sua área será considerada e se não houver região de trabalho em um pavimento, a área do retângulo será considerada. Também podem existir pavimentos com região de trabalho e sem região de trabalho, por exemplo:

  • Pavimento 1: Com região de trabalho (considera a área da região definida)
  • Pavimento 2: Sem região de trabalho (considera a área do retângulo imaginário)
  • Pavimento 3: Sem região de trabalho (considera a área do retângulo imaginário)
  • Neste cenário, a área total será = [Área da região de trabalho do Pavimento 1] + [Área do Retângulo do Pavimento 2] + [Área do Retângulo do Pavimento 3]. Este total deve ser inferior a capacidade de área das aplicações do Builder.

A área da região de trabalho é indicada após a inserção da mesma no croqui, conforme ilustra a imagem abaixo: 


Comportamentos de capacidade excedida

A região de trabalho é um recurso diretamente ligado a capacidade do programa, portanto a plataforma Builder tem como regra geral permitir apenas operações que não ultrapassem a capacidade de área. Assim, têm-se alguns cenários envolvendo as regiões que podem surgir durante a abertura, lançamentos ou inserção/exclusão de regiões: 

Abertura de projeto que já está com área extrapolada

Quando uma edificação é aberta numa aplicação do AltoQi Builder com capacidade limitada de área e possui a área de lançamento maior do que essa capacidade, a mensagem "A operação não pode ser realizada porque o projeto excederia os limites desta versão" é exibida. Os croquis de projeto que tem a área excedida não poderão ser editados, ficando com os ícones cinzas na árvore de projetos. A opção de regiões de trabalho fica inativa para esta disciplina também e não pode ser atualizada ou excluída.



ObservaçãoA mesma mensagem também pode ser exibida pela capacidade excedida de número de pavimentos ou altura da edificação.

Para que seja possível editar o projeto numa aplicação com capacidade limitada de área, quando a área de lançamento for excedida, deve-se abrir primeiro o projeto em questão numa aplicação com capacidade sem limitação de área e editar seu lançamento para diminuir a área de lançamento ou redefinir uma região de trabalho menor conforme as instruções já apresentadas. 

Inserção da região de trabalho não abrangendo lançamentos já realizados no croqui

Ao inserir uma região de trabalho no Builder, em um croqui que já contém lançamentos, é necessário que a região englobe estes lançamentos visto que lançamentos fora da região se enquadram como capacidade excedida. Ao tentar inserir uma região nesta circunstância, a mensagem "A nova região de trabalho precisa envolver todas as conexões" é exibida, dando a opção de tentar inserir a região novamente ou cancelar. 



ObservaçãoA mensagem é exibida mesmo quando uma conexão está oculta ou com nível desligado, portanto verifique que todas as conexões estão visíveis antes de inserir a nova região de trabalho.

Dica: utilize o comando Exibir elementos ocultos , habilite todos os níveis de desenho e enquadre o croqui em tela, co m o botão  da barra de comandos antes de inserir uma região com lançamentos já feitos.

Lançamentos fora da região de trabalho

Após inserida uma região de trabalho, não é possível realizar lançamentos fora de seu limite. Como no caso anterior, esta situação é considerada capacidade excedida. Ao tentar realizar um lançamento fora da região a mensagem "A operação não pode ser realizada porque o projeto excederia os limites da região de trabalho definida" é exibida e o lançamento não é efetivado.

Mesmo que uma região de trabalho tenha sido inserida numa versão sem limites de área do AltoQi Builder, ainda sim não será possível realizar lançamentos fora de seu limite quando o mesmo projeto é aberto numa versão com limite de área.


Esta mensagem também deve ocorrer nas seguintes situações:

  • Ao tentar Copiar elementos para outros croquis, onde os elementos copiados fiquem numa posição fora da região de trabalho do croqui destino. Neste caso, os elementos não será copiados.
  • Ao tentar inserir uma nova região de trabalho, cuja área ocasione o excesso da capacidade das aplicações. Neste caso, a região de trabalho não será criada. 

Exclusão de região de trabalho

Ao excluir uma região de trabalho do croqui, o AltoQi Builder passa a considerar a área do retângulo imaginário entre as conexões mais em posições extremas. Quando esta área do retângulo ocasionar excesso da capacidade, o programa não irá permitir a exclusão da região de trabalho, exibindo a mensagem "A região de trabalho não foi apagada porque o projeto excederia os limites da versão".



Com este artigo, foi possível conhecer as regiões de trabalho como ferramenta para otimizar a capacidade de área de lançamento do AltoQi Builder, bem como o seu cômputo de áreas e situações em que os avisos que o programa pode emitir.