Um dos detalhamentos realizados pelo QiBuilder é a geração da legenda de símbolos do projeto. Esta legenda tem a função de auxiliar na interpretação do projeto, uma vez que, em se tratando de projeto, as simbologias não representam imagens dos elementos reais. Portanto é usual incluir uma legenda indicando a que se refere, especificamente, uma determinada simbologia.
O QiBuilder possui milhares de peças cadastradas e estas possuem informações como: Nome, Descrição da simbologia, Posição, Indicação, Símbolo, Itens associados, etc. A Descrição da simbologia informa o nome utilizado na geração das legendas de símbolos do projeto. Sendo assim, peças diferentes podem ter a mesma Descrição da simbologia, por serem indicadas da mesma forma no projeto (por exemplo, lâmpadas de diferentes potências apresentam, usualmente, a mesma descrição).
O critério adotado pelo programa é o de incluir uma entrada de legenda para cada Descrição de simbologia diferente encontrada e não para cada símbolo diferente utilizado. Desta forma, dois elementos com símbolos diferentes podem gerar uma legenda idêntica, se estiverem cadastrados com a mesma descrição da simbologia. |
Se o usuário desejar alterar a descrição utilizada para um determinado símbolo na legenda será necessário adicionar no cadastro uma nova peça com as propriedades que correspondem às suas necessidades. Quando for necessário alterar apenas a descrição da simbologia de uma peça, recomendamos copiar a peça de referência e editar as informações na peça criada pelo usuário.
Lembramos que as peças padrões do programa não poderão ser editadas, pois os dados cadastrados são referenciados diretamente em nosso banco de dados. |
Como exemplo, iremos alterar a descrição da simbologia de uma lâmpada fluorescente compacta dupla de embutir.
Copiando e Colando a peça
Como a única informação que desejamos alterar é a Descrição da simbologia, para facilitar a criação da nova peça iremos copiar e colar uma peça referência, assim teremos uma peça de usuário com todas as informações iguais a peça padrão.
Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro. |
Editando as informações
Após realizarmos a cópia da peça podemos editar as informações desejadas, portanto recomendamos realizar o seguinte procedimento:
- Selecionar a peça recém criada;
Uma forma de verificar se a peça no cadastro do programa se configura como peça de usuário: é uma simbologia mais clara (esmaecida) e código nulo. |
- Recomendamos alterar o Nome, para que seja mais fácil identificar a peça;
- Alterar a Descrição simbologia;
Se o usuário desejar, pode-se alterar a Indicação, os Itens associados, a Posição, as simbologias, etc. |
- Clicar em OK.
Realizando este procedimento a nova peça estará incluída no cadastro e estará disponível para utilização nos projetos. Quando ela for utilizada a legenda exibirá a descrição da simbologia cadastrada.
Caso o projeto já esteja com os pontos lançados e seja necessário alterar a peça utilizada recomendamos a leitura do artigo Como alterar uma peça em todos os pontos que a utilizam simultaneamente? |
Colaborador: Eng.º Francisco de A. A. Gonçalves Jr.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.