Relatórios

Alterando a descrição de uma peça na legenda

Um dos detalhamentos realizados pelo AltoQi Builder é a geração da legenda de símbolos do projeto. Esta legenda tem a função de auxiliar na interpretação do projeto, uma vez que, em se tratando de projeto, as simbologias não representam imagens dos elementos reais. Portanto é usual incluir uma legenda indicando a que se refere, especificamente, uma determinada simbologia.

O AltoQi Builder possui milhares de peças cadastradas e estas possuem informações como: Nome, Descrição da simbologia, Posição, Indicação, Símbolo, Itens associados, etc. A Descrição da simbologia informa o nome utilizado na geração das legendas de símbolos do projeto. Sendo assim, peças diferentes podem ter a mesma Descrição da simbologia, por serem indicadas da mesma forma no projeto (por exemplo, lâmpadas de diferentes potências apresentam, usualmente, a mesma descrição).


Observação: O critério adotado pelo programa é o de incluir uma entrada de legenda para cada Descrição de simbologia diferente encontrada e não para cada símbolo diferente utilizado. Desta forma, dois elementos com símbolos diferentes podem gerar uma legenda idêntica, se estiverem cadastrados com a mesma descrição da simbologia.

Se o usuário desejar alterar a descrição utilizada para um determinado símbolo na legenda será necessário adicionar no cadastro uma nova peça com as propriedades que correspondem às suas necessidades. Quando for necessário alterar apenas a descrição da simbologia de uma peça, recomendamos copiar a peça de referência e editar as informações na peça criada pelo usuário.

Observação: Lembramos que as peças padrões do programa não poderão ser editadas, pois os dados cadastrados são referenciados diretamente em nosso banco de dados.

Como exemplo, iremos  alterar a descrição da simbologia de uma lâmpada  fluorescente compacta dupla de embutir.

Copiando e Colando a peça

Como a única informação que desejamos alterar é a Descrição da simbologia, para facilitar a criação da nova peça iremos copiar e colar uma peça referência, assim teremos uma peça de usuário com todas as informações iguais a peça padrão.

Observação: Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro.

Editando as informações

Após realizarmos a cópia da peça podemos editar as informações desejadas, portanto recomendamos realizar o seguinte procedimento:

  • Selecionar a peça recém criada;
Observação: Uma forma de verificar se a peça no cadastro do programa se configura como peça de usuário: é uma simbologia mais clara (esmaecida) e código nulo.
  • Recomendamos alterar o Nome, para que seja mais fácil identificar a peça;
  • Alterar a Descrição simbologia;
Observação: Se o usuário desejar, pode-se alterar a Indicação, os Itens associados, a Posição, as simbologias, etc.

  • Clicar em OK.

Realizando este procedimento a nova peça estará incluída no cadastro e estará disponível para utilização nos projetos. Quando ela for utilizada a legenda exibirá a descrição da simbologia cadastrada.

Observação: Caso o projeto já esteja com os pontos lançados e seja necessário alterar a peça utilizada recomendamos a leitura do artigo Como alterar uma peça em todos os pontos que a utilizam simultaneamente?