-
QiOnboarding
-
AltoQi Education
-
Informações ao Cliente
-
Instalação e atualização dos programas
-
Interoperabilidade BIM
-
AltoQi Eberick
- Vigas
- Pilares
- Lajes
- Fundações
- Deslocamentos e durabilidade
- Configurações
- Cargas
- Reservatórios
- Escadas
- Estruturas Pré-Moldadas
- Pranchas e detalhamentos
- Protensão
- Análise da estrutura
- Elementos genéricos e metálicos
- Processamento
- Desenhos e Arquitetura
- Paredes de contenção
- Criação, abertura e salvamento de projetos
- Planta de fôrma e locação
- Pavimentos e níveis intermediários
- Interface
- Outros
- Estabilidade global
- Muros de Arrimo
-
Plataforma AltoQi Builder
- Simbologias
- Pranchas
- Desenho da arquitetura
- Condutos
- Criação, abertura e salvamento de projetos
- Recursos de CAD
- Níveis de desenho
- Colunas
- Exportação/Importação IFC
- Peças
- Impressão/Exportação
- Cadastro
- Projetos multidisciplinares
- Controle de revisões
- Configurações
- Visão 3D
- Cortes, detalhes e esquemas
- Relatórios
- Pavimentos
- Outros
- Referências externas
- Geral
-
AltoQi Visus
-
Alvenaria
-
Elétrico
-
AltoQi Visus Cost Management
- Novos recursos do AltoQi Visus Cost Management
- Versões AltoQi Visus Cost Management
- Licença do AltoQi Visus Cost Management
- Exportação dos modelos IFC
- Importação e manipulação dos Modelos 3D
- Informações dos modelos 3D
- Estrutura analítica de projeto - EAP
- Filtro de extração de dados
- Lista de quantitativos
- Elementos não modelados
- Orçamento
- Banco de dados
- Relatórios
- Módulo Visus Infraestrutura
- Modo de trabalho 2D
- Configurações
- Integrações
- Conteúdo para orçamento de obras
-
Editor de Armaduras
-
Hidrossanitário
-
AltoQi Visus Collab
-
Gás
-
Incêndio
-
AltoQi Visus Workflow
-
SPDA
-
Cabeamento
-
AltoQi Visus Planning
-
Climatização
-
AltoQi Visus Bid
-
AltoQi Visus Tracking
-
AltoQi Visus Control Tower
Alterando a descrição de uma peça na legenda
Um dos detalhamentos realizados pelo AltoQi Builder é a geração da legenda de símbolos do projeto. Esta legenda tem a função de auxiliar na interpretação do projeto, uma vez que, em se tratando de projeto, as simbologias não representam imagens dos elementos reais. Portanto é usual incluir uma legenda indicando a que se refere, especificamente, uma determinada simbologia.
O AltoQi Builder possui milhares de peças cadastradas e estas possuem informações como: Nome, Descrição da simbologia, Posição, Indicação, Símbolo, Itens associados, etc.
A Descrição da simbologia informa o nome utilizado na geração das legendas de símbolos do projeto. Sendo assim, peças diferentes podem ter a mesma Descrição da simbologia, por serem indicadas da mesma forma no projeto (por exemplo, lâmpadas de diferentes potências apresentam, usualmente, a mesma descrição).
Observação: O critério adotado pelo programa é o de incluir uma entrada de legenda para cada Descrição de simbologia diferente encontrada e não para cada símbolo diferente utilizado. Desta forma, dois elementos com símbolos diferentes podem gerar uma legenda idêntica, se estiverem cadastrados com a mesma descrição da simbologia.
Se o usuário desejar alterar a descrição utilizada para um determinado símbolo na legenda será necessário adicionar no cadastro uma nova peça com as propriedades que correspondem às suas necessidades. Quando for necessário alterar apenas a descrição da simbologia de uma peça, recomendamos copiar a peça de referência e editar as informações na peça criada pelo usuário.
Observação: Lembramos que as peças padrões do programa não poderão ser editadas, pois os dados cadastrados são referenciados diretamente em nosso banco de dados.
Como exemplo, iremos alterar a descrição da simbologia de uma lâmpada fluorescente compacta dupla de embutir.
Copiando e Colando a peça
Como a única informação que desejamos alterar é a Descrição da simbologia, para facilitar a criação da nova peça iremos copiar e colar uma peça referência, assim teremos uma peça de usuário com todas as informações iguais a peça padrão.
Observação: Para realizar este procedimento recomendamos a leitura do artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro.
Editando as informações
Após realizarmos a cópia da peça podemos editar as informações desejadas, portanto recomendamos realizar o seguinte procedimento:
- Selecionar a peça recém criada;
- Recomendamos alterar o Nome, para que seja mais fácil identificar a peça;
- Alterar a Descrição simbologia;
- Clicar em OK.
Realizando este procedimento a nova peça estará incluída no cadastro e estará disponível para utilização nos projetos. Quando ela for utilizada a legenda exibirá a descrição da simbologia cadastrada.
Observação: Caso o projeto já esteja com os pontos lançados e seja necessário alterar a peça utilizada recomendamos a leitura do artigo Como editar uma peça em todos os pontos que a utilizam simultaneamente?