Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível incluir detalhes isométricos em seu projeto.
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Criando um detalhe isométrico
Ao realizar o lançamento dos elementos do projeto definimos as coordenadas X, Y e Z em que eles serão inseridos. Como em planta baixa não é possível visualizar os elementos ao longo do eixo Z, o AltoQi Builder permite criar um detalhe isométrico onde é possível realizar esta visualização.
Geração do detalhe isométrico
Um detalhe isométrico apresenta a visualização dos elementos nos eixos X, Y e Z a partir de uma área retangular definida no pavimento. O detalhe poderá ser gerado nos ângulos de visualização (Rotação) iguais a 30º, 150°, 210º e 330°.
Observação:
Se desejada a representação do detalhe isométrico em formato ortogonal, certifique-se de que a ferramenta Ortogonal está ativa. Para localizá-la, clique na tecla de atalho <F8> ou ainda, selecione o botão
presente na barra de comandos inferior do programa.
Geração do detalhe isométrico
- Acesse a guia Operações, grupo Detalhe, comando Detalhe isométrico;
- Na linha de comando será exibida a mensagem Detalhe isométrico – Ponto inicial, clique sobre o primeiro ponto;
- Na linha de comando será exibida a mensagem Detalhe isométrico – Ponto final, clique sobre o segundo ponto;
- Na linha de comando será exibida a mensagem Detalhe isométrico – Ponto retângulo, clique sobre o ponto para criar um retângulo e selecionar a área na qual deseja-se abrir o detalhe;
- Determine o ângulo de visualização no qual deseja-se realizar o lançamento, executando um duplo clique sobre o ângulo;
Observação: O ângulo de rotação poderá ser alterado após a criação do detalhe isométrico conforme ensina o artigo
Como alterar o ângulo de rotação de um detalhe isométrico?.
- O detalhe isométrico será criado;
Observação: Caso não seja possível visualizar o detalhe recém criado, como na imagem acima, recomendamos a leitura do artigo
Por que os detalhes gerados no AltoQi Builder não aparecem no ambiente de CAD?.
- Finalizada a criação do detalhe, selecione a sua representação e acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
- Na janela Propriedades defina a forma da Representação nas pranchas;
- Pressione Esc;
Observação: Esta configuração determina a forma como os elementos serão exibidos apenas na geração das pranchas. Se desejar visualizar a representação bifilar realista durante a realização do projeto recomendamos a leitura do artigo
Exibição do detalhamento realista no ambiente da plataforma AltoQi Builder.
- Execute um duplo clique sobre a linha que define a área do detalhe para abri-lo.
Representação unifilar do detalhe isométrico aberto em planta
Representação bifilar realista do detalhe isométrico na prancha
Observação: Em casos nos quais a arquitetura possui ângulos variados, é possível gerar um detalhe, com um ângulo de visão perpendicular a sua linha base. Com isso, pode-se trabalhar dentro desses detalhes, como se a arquitetura fosse horizontal, simplificando o trabalho de lançamento e gerando um resultado final mais adequado sem a necessidade de mudar a posição original da arquitetura. O ângulo deve ser definido a partir de dois primeiros pontos lançados na criação do detalhe.