Sprinklers

Como configurar a área de operação da rede de sprinklers para o risco da edificação?

Na plataforma AltoQi Builder, o dimensionamento dos condutos da rede de sprinklers é realizado a partir da definição de uma área de operação, que corresponde à área de maior demanda hidráulica da rede. Esta área é responsável por contemplar os sprinklers mais desfavoráveis do sistema em relação à válvula de alarme.

A definição da área de operação é dividida em duas etapas, que estão elencadas nos artigos abaixo:

  1. Como lançar a área de operação para a rede de sprinklers?
  2. Como configurar a área de operação em função do risco da edificação?
Observação: Antes de dar sequência a este material, recomendamos que acompanhe os procedimentos do primeiro artigo para garantir o lançamento adequado da área de operação.


Configuração da área de operação em função do risco da edificação

Nos projetos de rede de sprinklers, cada edificação está associada a um risco (leve, ordinário grupo I, ordinário grupo II, ordinário grupo III, extraordinário grupo I e extraordinário grupo II). E cada risco está vinculado a um limite máximo para a área de operação, conforme a Figura 42 da NBR 10.897/2020 apresentada a seguir.

Por exemplo, para uma edificação de risco "Leve", a área de operação mínima é igual a 140 m² e a máxima é de 279 m².

Após realizar o lançamento da área de operação de modo automático, com o comando  Adicionar em área , o programa cria uma área de operação respeitando o limite da área máxima em função do risco estabelecido para a edificação.

Para confirmar o valor da área de operação lançada efetue os seguintes passos:

  • Acesse a guia  Elementos , grupo  Acessar , e selecione o comando  Propriedades ;
  • Selecione a área de operação recém lançada;
  • À direita da tela, junto da janela  Propriedades , perceba que no grupo  Área de operação - Dados  a área de operação é igual ao produto entre o seu comprimento e largura, como destacado a seguir.


Observação: Os campos  Comprimento  e  Largura  somente serão apresentados para as áreas de operação lançadas a partir dos comandos  Área de operação.


Como configurar a área de operação manualmente?

Nas situações em que a área de operação foi lançada de modo manual, ou ainda, quando a rede de sprinklers lançada automaticamente sofreu alterações manuais, deve-se configurar a área de operação para o risco da edificação da seguinte forma:

  • Acesse a janela  Propriedades  desta área, conforme procedimento acima, e copie o valor da área (m²);
  • Em seguida, acesse a guia  Elementos , grupo  Acessar , e selecione o comando  Edificação ;
  • À direita da tela, na janela  Edificação , clique no comando  Editar propriedades ;
  • Junto da janela  Propriedades da edificação , selecione a aba  Projetos ;
  • Cole o valor da área de operação no campo  Área de aplicação (m²) .
Observação: O valor inserido no campo Área de aplicação altera automaticamente os campos Vazão estimada, Densidade de projeto e Nr. máximo de sprinklers. E, a partir do valor de vazão, é realizado o dimensionamento dos tubos da rede de sprinklers. Assim, a área de operação definida está diretamente relacionada ao dimensionamento destes condutos.



Observação: Ao definir uma área de operação, caso esta seja modificada no desenho, é preciso retornar às propriedades da edificação e modificar os dados como descrito acima. Caso contrário, a vazão do projeto estará desatualizada pois é referente à área pré-estabelecida.
 

Possuo mais de uma área de operação, como configurar?

Nas situações em que há mais de uma área de operação na edificação lançada pelo projetista, possui mais de uma área de operação, escolha a área de operação  mais desfavorável  (esta seleção é critério de projeto) e realize o procedimento para configuração manual acima descrito.

Com estes procedimentos será possível configurar a área de operação para o risco da edificação estabelecido pelo projetista.