Disciplina Incêndio

Como lançar a área de operação para a rede de sprinklers?

Na plataforma AltoQi Builder, o dimensionamento dos condutos da rede de sprinklers é realizado a partir da definição de uma área de operação (comando Adicionar em área) que corresponde à área de maior demanda hidráulica da rede. Esta área é responsável por contemplar os sprinklers mais desfavoráveis do sistema em relação à válvula de alarme.

A definição da área de operação é dividida em duas etapas, que estão elencadas nos artigos abaixo:

  1. Como lançar a área de operação para a rede de sprinklers?
  2. Como configurar a área de operação da rede de sprinklers para o risco da edificação?

Lançamento da área de operação

A área de operação pode ser lançada de duas formas:

  • automaticamente, quando, ao mesmo tempo que o lançamento da rede de sprinklers;
  • manualmente, quando após o lançamento da rede de sprinklers.

Os procedimentos a serem realizados estão descritos na sequência.

Lançamento automático da área de operação

Para lançar a área de operação ao mesmo tempo que são adicionados os sprinklers, ou seja, gerar uma área de operação automática, faz-se uso do comando  Adicionar em área, descrito na sequência.

  • Acesse a guia Lançamento, grupo  Pontos e selecione o comando  Adicionar em área;
  • Estabeleça dois pontos de modo que seja formado um retângulo. Este retângulo deve abranger toda a área que será abrangida pela rede de sprinklers;
  • À direita da tela, na janela  Lançamento dos sprinklers, edite as informações quanto a rede e chuveiros automáticos a serem lançados conforme desejar;
    1. Distribuição - Orientação: Orientação dos sprinklers em modo horizontal ou vertical;
    2. Ramais - Número:  Quantidade de ramais da rede. Caso este valor seja alterado, o campo  Espaçamento (cm)  é modificado automaticamente;
    3. Chuveiros - Número:  Quantidade de sprinklers em cada ramal. Caso este valor seja alterado, o campo  Espaçamento (cm)  é modificado automaticamente;
    4. Chuveiros - Número máximo em um ramal:  Quantidade máxima de sprinklers em cada ramal. Caso o valor do campo  Número  for maior do que o definido neste campo, será criado mais de um ramal;
    5. Elevação - Sprinkler (cm)/Ramais (cm)/Ramais de contorno (cm):  Altura de lançamento dos sprinklers, ramais e ramais de contorno, respectivamente;
    6. Tipo de sprinkler - Diâmetro da rosca (mm):  Diâmetro do bocal do chuveiro automático. Caso este valor seja alterado, o campo  Fator K , utilizado para a determinação da pressão nos chuveiros,   é modificado automaticamente;
    7. Tubo inicial - Material/Grupo/Peça:  Informações do cadastro do tubo desejado para o início da rede de sprinklers.
  • Em seguida, a barra de comandos inferior solicitará  Lançar sprinkler -  Selecione o ponto de alimentação . Logo, defina o ponto de início da rede, que geralmente está associado a uma coluna de incêndio ou a extremidade de um ramal que abastecerá a área lançada;
  • Perceba que a rede de sprinklers junto da área de operação serão lançados na sequência.
 
Observação: Caso a rede de sprinklers, lançada automaticamente pelo projetista, sofra alterações manuais, é preciso lançar a área de operação novamente, mas de modo manual, pois estas definições influenciam no dimensionamento das tubulações.

Lançamento manual da área de operação

Para lançar a área de operação de modo manual, ou seja, após o lançamento da rede de sprinklers, faz-se uso dos comandos  Área de operação, caso seja retangular, ou  Área de operação poligonal, para o formato de polígono, descritos na sequência.

A área de operação lançada manualmente deve contemplar uma quantidade máxima de sprinklers. Para verificar o número de sprinklers a serem admitidos nesta área, proceda da seguinte forma:

  • Acesse a janela  Propriedades desta área, conforme procedimento acima, e copie o valor da área (m²);
  • Em seguida, acesse a guia  Elementos , grupo  Acessar , e selecione o comando  Edificação ;
  • À direita da tela, na janela  Edificação , clique no comando  Editar propriedades
  • Junto da janela  Propriedades da edificação , selecione a aba  Projetos ;
  • Verifique o número de sprinklers definido no campo  Nr. máximo de sprinklers , como exemplificado abaixo. A área de operação deve contemplar, no máximo, esta quantidade de chuveiros automáticos;

  • Clique na opção  OK  para finalizar este procedimento e dê sequência ao lançamento da área de operação.
Observação: A área a ser escolhida deve corresponder à área retangular mais desfavorável do sistema de sprinkler em relação à válvula de alarme

    Comando "Área de operação"

    • Acesse a guia  Lançamento  e junto do grupo  Rede , atribua o campo  Rede  para  Sprinklers ;
    • Em seguida, no grupo  Pontos , selecione o comando  Área de operação ;
    • Estabeleça dois pontos de modo que seja formado um retângulo. Este retângulo deve contemplar o número máximo de sprinklers definidos para a sua edificação, como ilustrado no procedimento acima.
     

    Comando "Área de operação poligonal"

    • Acesse a guia  Lançamento  e junto do grupo  Rede , atribua o campo  Rede  para  Sprinklers ;
    • Em seguida, no grupo  Pontos , selecione o comando  Área de operação poligonal ;
    • Estabeleça a sequência de pontos para que seja formato um polígono. Este polígono deve contemplar o número máximo de sprinklers definidos para a sua edificação, como ilustrado anteriormente;
    • Para que o polígono seja fechado, ao invés de clicar sobre o primeiro ponto posicionado, quando definir a posição do penúltimo ponto, clique na tecla  <Enter>  para que seja realizada a ligação automática com o ponto inicial. 

    Observação: Quando a área de operação manual é definida em local onde não há sprinklers, será apresentada a caixa de texto com a seguinte mensagem "Não há sprinklers na área selecionada. Deseja continuar?". Para que o dimensionamento seja adequado, defina a posição em local onde há rede de sprinklers lançada.

    Pressão elevada em sprinklers: como reduzir

    Em alguns casos, durante o dimensionamento da rede de sprinklers, o cálculo hidráulico pode apresentar valores de pressão muito elevados nos pontos de descarga. Isso geralmente está relacionado ao número de sprinklers considerados na área de operação e ao fator K adotado.

    Por que a pressão fica elevada?

    A norma estabelece uma vazão mínima total para a área de operação, definida pela densidade × área protegida. Quando poucos sprinklers são considerados, cada um precisa descarregar uma parcela maior dessa vazão. Para que isso seja possível, o cálculo impõe pressões mais altas em cada bocal.

    Como reduzir a pressão?

    1. Aumentar o número de sprinklers na área de operação

      • A vazão total continua a mesma, mas será dividida entre mais pontos.

      • Cada sprinkler passa a descarregar menos água individualmente.

      • Com isso, a pressão necessária em cada bocal diminui.

    2. Utilizar sprinklers com fator K maior

      • O fator K define a relação entre vazão e pressão: sprinklers de K mais alto fornecem mais água para uma mesma pressão.

      • Dessa forma, a densidade exigida pode ser atendida sem exigir pressões tão elevadas.

    Conclusão

    Se o cálculo hidráulico indicar pressões muito altas nos sprinklers, recomenda-se:

    • Aumentar o número de sprinklers considerados na área de operação, ou

    • Adotar modelos com fator K maior.

    Ambas as estratégias ajudam a manter o desempenho normativo, mas reduzindo a pressão exigida pelo sistema.

     

    Com estes procedimentos será possível lançar a área de operação desejada pelo projetista e ainda verificar possíveis casos de pressão elevada na rede. Ainda é preciso verificar e configurar as propriedades desta área em função do risco de sua edificação. Portanto, prossiga os passos do artigo Como configurar a área de operação da rede de sprinklers para o risco da edificação?.