Propriedades BIM dos modelos 3D

Entidades de parede e parede padrão

Neste artigo vamos entender o motivo desta diferença, os impactos e como unificar estas paredes em uma única entidade.

Esta classificação é aplicada pelo próprio IFC quando exportamos um arquivo 3D de uma edificação, para distinguir paredes em função de algumas características geométricas. Conforme os seguintes conceitos:

Definição de parede buildingSMART: A parede representa uma construção vertical que delimita ou subdivide espaços. As paredes são geralmente elementos planos verticais ou quase verticais, geralmente projetados para suportar cargas estruturais. No entanto, uma parede não precisa ser resistente. A especificação IFC fornece duas entidades para ocorrências de parede. São elas:

IfcWallStandardCase (Parede padrão): usado para todas as ocorrências de paredes, que têm uma espessura inalterável ao longo do caminho da parede e onde o parâmetro de espessura pode ser totalmente descrito por um conjunto de camada de material. Essas paredes são sempre representadas geometricamente por uma geometria SweptSolid, se uma representação geométrica 3D for atribuída.

IfcWall (Parede): usado para todas as outras ocorrências de parede, particularmente para paredes com espessura variável ao longo do caminho da parede (por exemplo, paredes poligonais), ou paredes com seções transversais não retangulares (por exemplo, muros de contenção em forma de L) e paredes com um eixo de extrusão que é desigual ao eixo Z global do projeto (ou seja, paredes não verticais).

Para fins de orçamento, podemos unificar as paredes de um modelo em uma única classificação diretamente de dentro do AltoQi Visus. Este procedimento não é obrigatório, mas permite que todas as paredes sejam quantificadas através do mesmo conjunto de regras e de forma unificada na lista, facilitando o processo.

Para mais detalhes sobre coo podemos trabalhar as informações de classificação de elementos, sugerimos a leitura do artigo: Classificação IFC (Entidades do AltoQi Visus Cost Management)