Modelos IFC

Classificação IFC (Entidades do AltoQi Visus Cost Management)

Para garantir a interoperabilidade BIM, os softwares geram arquivos neutros, que possibilitam a troca de informações entre diferentes sistemas BIM, estabelecendo padrões internacionais para a importação e exportação de objetos e suas propriedades. Sendo estes, os arquivos IFC (Industry Foundation Classes) desenvolvido pela BuildingSMART.

O IFC é utilizado para descrever informações dos modelos de edificações e gestão da indústria. Tais informações são identificadas a partir da entidade IFC. A classificação dos elementos conforme o tipo de IFC tem um papel importante na comunicação entre os softwares BIM, isto porque permite aos demais sistemas a identificação do tipo de elemento e consequentemente, reconhecer os seus atributos.

São exemplos de classificações:

  • IfcColumn – Coluna
  • IfcDoor – Porta
  • IfcSlab – Laje

O site a seguir pode ser utilizado para pesquisar diversas Classes de entidades IFC: Dicionários de Classes IFC

Utilização das Classificações no AltoQi Visus Cost Management

O AltoQi Visus Cost Management, é um software para desenvolvimento de projetos de orçamentos em BIM 5D, que utiliza as informações das propriedades dos elementos existentes nos modelos iFC importados, como condicionantes no desenvolvimento de regras inteligentes de extração de quantitativos e outras automações. 

Tais regras são aplicadas de forma exclusiva para cada classificação IFC identificadas nos modelos importados no software. Para mais detalhes deste procedimento, sugerimos a leitura do artigo Conhecendo a janela filtro de extração de dados.

Para facilitar a comunicação dos usuários, o programa faz uma tradução destas classificações, o que chamamos de Entidades. Observe na imagem abaixo a apresentação delas, no filtro de extração de dados do programa. 

A informação desta propriedade pode ser consultada para cada objeto existente no modelo 3D. Para isto, basta que você selecione um elemento qualquer e acesse a aba de propriedades. Na janela aberta, serão exibidas todas as informações do elemento selecionado, incluindo a sua entidade. 

Como já mencionado anteriormente, as regras de automações desenvolvidas no software são aplicadas especificamente em função das classificações para qual foram atribuídas. Por vezes, pode ser importante a alteração desta informação, por algum motivo que a classificação original não esteja adequada ao elemento modelado. 

A edição da informação desta propriedade pode ser realizada diretamente no AltoQi Visus Cost Management. Porém, por questões já mencionadas neste artigo, é importante garantir que as classificações adotadas sigam os padrões determinados, para uma boa interoperabilidade BIM. 

Desta forma, o programa permite que estas entidades sejam alteradas, desde que atendam a lista de opções disponibilizadas pelo software, lista esta que contempla as opções devidamente aceitas pelo IFC (Industry Foundation Classes).

Para editar esta propriedade, basta:

  • Realizar um duplo clique sobre o campo da informação e digitar o nome da entidade desejada.
  • Em seguida salve a edição. 

Caso o nome da entidade adicionada estiver presente na lista ofertada pelo programa, a propriedade será salva normalmente. Contudo, se o texto informado não estiver na lista, o programa emitira uma advertência, informando a inexistência da entidade e ofertará a possibilidade do usuário selecionar uma opção desta lista. 

Para acessar a lista neste caso, clique em ok. Então a janela com a lista de opções disponíveis será aberta. Aqui você deve escolher a entidade que melhor se adeque. 

Em anexo, disponibilizaremos um arquivo em .XLSX coma lista de opções de entidades cadastradas na ferramenta, onde você poderá fazer uso de consulta sempre que necessário alterar uma delas. 
 
Observação: O AltoQi Visus Cost Management cria uma cópia do IFC e estas edições de propriedades do modelo são aplicadas na cópia e não no IFC original.  Isso acontece, pois, o orçamentista não tem autonomia para editar as informações diretas dos projetos (mas sim, na cópia dos projetos), sendo necessário, solicitar a alteração para os projetistas. Este procedimento garante maior autonomia ao profissional orçamentista, e consequentemente, agilidade para desenvolvimento do projeto. Contudo,  não dispensa que os projetistas atualizem as classificações dos elementos nas próximas revisões.

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