Outros

Conheça a atualização 2023-11 do AltoQi Builder

O AltoQi Builder é uma plataforma desenvolvida para auxiliar arquitetos, engenheiros e profissionais da construção civil na criação de projetos e na execução de obras de forma eficiente e precisa. Com os recursos da atualização 2023-11, o AltoQi Builder vêm aprimorando cada vez mais a experiência do projetista, priorizando ferramentas que otimizam o tempo e o desempenho, proporcionando a produtividade e a qualidade dos projetos.
Confira abaixo os principais recursos e conteúdos relacionados:

Observa ç ão: Ressaltamos que os recursos desta atualização podem ser exclusivos da versão do modelo assinatura. Para conferir, acesse a Ajuda do programa como está indicado ao final deste artigo.

Plataforma AltoQi Builder

Unificar pavimentos

Com este recurso agora é possível que duas pessoas trabalhem em computadores diferentes, lançando um mesmo projeto em um mesmo pavimento, e depois unifiquem seus projetos. Com isso, projetos de alta complexidade podem ser divididos em setores ou zonas para lançamento simultâneo e em seguida unificado em uma única edificação para o dimensionamento. Assim, aumenta-se a produtividade de lançamento e demais definições.
  1. Mesclando projetos

Estilo para corte editável

Nesta atualização foi criado um novo estilo para representar os cortes em planta baixa. O novo estilo “Associado”, conta com três possíveis posições (Ambos lados, lado inicial e lado final) e foi mantido também o estilo anterior, agora chamado de “Livre”. Ambos estilos tem uma nova propriedade de personalização alterando o tamanho das setas de corte.
  1. Como personalizar a indicação de cortes em planta baixa

Unidades de medidas das cotas

Agora é possível alterar a unidade das cotas escolhendo entre milímetros, centímetros, metros ou pés ( ft). Essa alteração pode ser feita nas configurações do programa, de forma global, ou nas propriedades de cada cota individualmente.
  1. Como alterar a unidade de medida das cotas;

Definir peças na Visão 3D

É possível agora utilizar os comandos Definir peças e Definir peças pendentes no ambiente 3D do AltoQi Builder, permitindo que estas operações ocorram com múltiplas disciplinas e com maior riqueza de detalhes.
  1. Definindo as peças do projeto no AltoQi Builder
  2. Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada?

Configuração de perspectiva na Visão 3D

Foi feito um ajuste no ambiente 3D geral, possibilitando alternar entre a vista em perspectiva/ortogonal. Ao desligar a vista em "Perspectiva", temos uma melhora da visualização do 3D para cortes, vistas frontais e laterais da edificação. Esta opção também está disponível dentro da janela de edição de Simbologias 3D no cadastro de peças. 
  1. Personalização da visão 3D do projeto

Linha Elétrica

Quadro elétrico executivo 3D

A partir da atualização 2023-11, os Quadros de distribuição (QD) do AltoQi Builder passam a ter uma opção nas Propriedades da peça de "Exibir componentes na visão 3D". Quando esta opção está marcada como 'Sim', o programa irá apresentar os componentes inseridos no quadro elétrico executivo na visão 3D (apenas se os componentes possuírem simbologias 3D cadastradas). 
  1. Adicionando e personalizando o Quadro elétrico executivo

Espaçamento da fiação de circuito com seção diferente

A partir da atualização 2023-11, o AltoQi Builder passa a ter uma configuração denominada  "Nomenclatura dos circuitos" que permite definir a forma que serão agrupadas as informações das fiações nos respectivos circuitos. Podem ser "Agrupadas", onde o nome do circuito é apresentado uma única vez junto com a indicação da fiação, ou pode ser "Separadas por fiação", onde o nome do circuito será exibido para cada seção de fiação presente no circuito.
  1. Alterando as configurações de exibição da fiação elétrica

Cadastro de peças

  1. Quadro elétrico executivo: foram adicionadas simbologias 3D realistas e bem detalhadas nos dispositivos de proteção para trazer a melhor representação dos novos quadros executivos. Também foram adicionadas simbologias 3D para todos os quadros de distribuição e simbologias 2D para os dispositivos de comando.
  2. Subestação: foi criada uma nova classe de peças com o nome "Subestação" e cadastradas 76 novas peças com simbologia 3D, contendo os principais elementos para a modelagem de subestação aérea e abrigada. Dessa forma, o usuário pode fazer o lançamento da subestação no AltoQi Builder, sem a necessidade de finalizar o projeto em um software externo.
    1. Como lançar uma subestação? 


  3. Carregador de carro elétrico: foi criada uma biblioteca exclusiva com as novas peças para Carregadores de carro elétrico.  As peças possuem os valores comerciais de carregadores para carros elétricos e simbologias 3D atuais que proporcionam uma representação em BIM para estes pontos.
    1. Como lançar um Carregador para carros elétricos?
  1. Biblioteca SDAI - BIM: Foi realizada uma reorganização de peças já existentes no programa e adicionadas novas peças, como os Módulos e Painel repetidor, para compor essa nova biblioteca de SDAI. Todas as peças dessa classe receberam simbologias 3D para trazer ainda mais detalhes ao projeto.
    1. Lançando pontos para sistema de detecção e alarme de incêndio

Linha Hidráulica

Pressurizadores

A partir da atualização 2023-11, o AltoQi Builder passa a ter um comando próprio para lançamento de Pressurizadores e também, realiza o seu dimensionamento, possibilitando maior produtividade na escolha destes equipamentos.
  1. Lançamento de pressurizadores no projeto hidráulico
  2. Dimensionamento do pressurizador no projeto hidráulico

Adaptadores

Para otimizar ainda mais o detalhamento das conexões hidráulicas, foi inserida a propriedade de Adaptadores em tubulações conectadas em elementos volumétricos (ex.: Reservatórios, Aquecedores de passagem, Bombas, Reservatório Térmico, etc). Com ele a escolha da peça e lançamento dos adaptadores torna-se muito fácil. 
  1. Lançando adaptadores no projeto hidráulico

Enchimento do reservatório

Nas propriedades da edificação, foi inserido o item Tempo de reposição (h) na disciplina Hidráulico, que representa o tempo de enchimento de reservatório que será utilizado no cálculo de dimensionamento da rede Alimentação.
  1. Critérios de dimensionamento de tubos de alimentação

Cadastro de peças

  1. Adaptadores: para atender ao novo recurso de adaptadores foram cadastradas algumas peças, com suas respectivas simbologias 3D, em diferentes classes de materiais (PVC Rígido Soldável, CPVC e PEX). Também foram adicionadas simbologias 3D em peças já existentes com essa função.
  1. Tampas nas caixas de passagem: foram inseridas as simbologias 3D de tampas nas caixas de areia com grelha (coletor pluvial) e caixas de passagem de PVC. 
  1. Pressurizadores: novas peças foram cadastradas para o recursos de Pressurizadores, que além da representação realista, possui também os dados de cálculo para o dimensionamento: Vazões de operação, curva de desempenho e Potência.

Além destes novos recursos, o AltoQi Builder ainda trouxe diversas melhorias na atualização 2023-11, que podem ser consultados por completo na Ajuda do programa:
  • Acesse o botão Ajuda  na barra de acesso rápido do AltoQi Builder;
  • Selecione a opção Conteúdo, que será redirecionado para a página de ajuda do programa;
  • Busque pelo menu lateral a Atualização 2023-11.

Veja mais detalhes no artigo Como acessar a Ajuda, os Tutoriais e Guias rápidos do AltoQi Builder?.

Observação: Se você é cliente assinatura e ainda não atualizou seu programa, acesse o artigo Reinstalação do Builder e aproveite os novos recursos.