Outros

Conheça a atualização 2023-11 do AltoQi Eberick

O AltoQi Eberick é um software desenvolvido para projetos estruturais, que permite analisar e dimensionar conforme as normas brasileiras, além de possibilitar trabalhar de maneira integrada com outros projetistas, utilizando as notas BCF para comunicação e o modelo IFC para interoperabilidade com outras disciplinas.
Buscando a melhoria constante, o Eberick recebe atualizações de tempo em tempo, implementando  diversas melhorias e ajustes em diferentes recursos, visando uma boa experiência ao projetista, proporcionando a produtividade e a qualidade dos projetos.

Confira abaixo os principais recursos e conteúdos relacionados a atualização 2023-11

Observação: Ressaltamos que os recursos desta atualização podem ser exclusivos da versão do modelo Assinatura. Para conferir, acesse a Ajuda do programa como está indicado ao final deste artigo. 

Furos em paredes de contenção e reservatório 

Por vezes, a compatibilização entre projetos de várias disciplinas demanda que sejam previstos furos e aberturas nos elementos estruturais, de modo a viabilizar a passagem de tubulações, por exemplo. A partir dessa atualização, o usuário do AltoQi Eberick poderá realizar a marcação de furos em paredes de contenção e de reservatórios. 


Veja mais detalhes em:  Com inserir furos em paredes e reservatórios



Representação das placas de ancoragem da protensão no modelo 3D

Visando melhorar ainda mais o padrão de  entrega dos detalhamentos e modelos gerados no programa,  a partir da atualização 2023-11 o Eberick passa a ter uma  visualização mais realista dos elementos que formam os sistemas estruturais protendidos. A partir dessa atualização é possível configurar a  representação das ancoragens dos cabos de protensão no modelo 3D  para protensão aderente e não-aderente,  facilitando a visualização de interferências que poderiam passar desapercebidas durante a fase de projeto. Isso poderá ser feito acessando a  Guia Estrutura > Configurações > Desenho > Janelas 3D:



Na imagem abaixo confira a aplicação dessa nova configuração: 



Veja mais detalhes sobre como definir o tipo de cordoalha e protensão em:  Como definir o tipo de cordoalha e de protensão do projeto?  

Visualização dos limites da seção transversal na janela de edição dos cabos de protensão

Seguindo na linha das ferramentas para projetos de protensão, a partir desta atualização, o AltoQi Eberick passa a mostrar a seção das lajes e vigas-faixa no diálogo de lançamento e edição dos cabos de protensão. Tal recurso foi desenvolvido para trazer ainda mais facilidade no processo de lançamento dos perfis dos cabos, especialmente para cabos vinculados a elementos com variação na sua espessura, já que agora são exibidos os limites superior e inferior das seções do elemento.
Com a referência visual fica fácil identificar os casos onde o cabo está em posição inválida ou em desacordo com os critérios do projetista.



Veja mais detalhes em como editar os cabos em:  Como editar as propriedades do cabo de protensão?   

Cota das armaduras variáveis em blocos de fundação

Em alguns detalhamentos de blocos de fundação há armaduras com comprimento variável, sendo necessário verificá-las e para melhorar essa situação, a partir dessa atualização, o AltoQi Eberick passa a exibir  uma tabela com as cotas de cada uma das barras de comprimento variável. Dessa forma, será possível, em casos em que há a informação VAR para trechos da armadura do bloco de fundação,  habilitar uma opção para que o  comprimento seja indicado. Assim, será exibido uma tabela com o comprimento do trecho variável, o comprimento unitário da barra e o comprimento total da armadura, considerando a quantidade de repetições.

Veja mais detalhes sobre armaduras de blocos de fundação em:  Armaduras de blocos de fundação 



Cota e novo aviso de armadura de pele em região de abertura 

Como já comentado,  a compatibilização entre projetos em alguns casos demanda que sejam previstos furos e aberturas nos elementos estruturais e com isso é necessário atenção na continuidade das armaduras. Diante disso, a partir da atualização 2023-11  o AltoQi Eberick passa a apresentar a cota das armaduras de pele que forem interrompidas por furos, exibindo também  um aviso no detalhamento, alertando que a armadura de pele está interrompida por furo e que o usuário deve atentar-se aos afastamentos da barra em relação à abertura.
 


Veja mais detalhes sobre a armadura de pele em:  Armadura de pele e longitudinal de torção de vigas segundo a NBR 6118 (2014)

Escala de cores para perfis de vista 3D 

Ao criar perfis de vistas em atualizações anteriores, as cores dos elementos eram definidas inicialmente com a mesma cor, em cinza monocromático. A partir da atualização 2023-11 ao criar um perfil de vista, as cores serão pré-definidas de maneira automática, a partir de uma escala de cores compreendida entre os valores críticos da propriedade utilizada.

Veja como criar um perfil de vista em:  Como criar um perfil de vista no pórtico 3D do AltoQi Eberick?



Nova opção para a visualização das tensões de pré-compressão 

A partir dessa nova atualização, o projetista poderá escolher a verificação das tensões de pré-compressão por meio do esforço normal completo (como já é feito atualmente) ou pelas forças normais nos cabos descontando-se somente as perdas de protensão. Com essa visualização, o projetista poderá analisar as tensões de pré-compressão através da razão entre a força líquida nos cabos e a área da seção, sem descontar os mecanismos de retenção do concreto.

Além destes novos recursos, o AltoQi Eberick ainda trouxe diversas melhorias na atualização 2023-11, que podem ser consultados por completo na Ajuda do programa.
  • Acesse o botão Ajuda MicrosoftTeams-image__4_.png na barra de acesso rápido do AltoQi Eberick;
  • Selecione a opção Conteúdo, que será redirecionado para a página de ajuda do programa;
  • Busque pelo menu lateral a Atualização 2023-11.

Veja mais detalhes no artigo Como acessar os Tutoriais e a Ajuda do AltoQi Eberick?.

ObservaçãoSe você é cliente assinatura e ainda não atualizou seu programa, acesse o artigo Reinstalação do Eberick e aproveite os novos recursos e melhorias.