Geral

Elemento do meu projeto não aparece no croqui ou no detalhe. O que fazer?

Durante a modelagem de um projeto no AltoQi Builder, o usuário pode se deparar com algum elemento não sendo exibido no croqui em planta baixa ou dentro de detalhes, como por exemplo, tubos, conexões, dispositivos do sistema predial, elementos de textos, cotas, tabelas e qualquer outro que esteja associado a um nível de desenho. 
Um exemplo desta situação pode ser observado na imagem abaixo, onde os registros da rede de água quente do projeto hidrossanitário, e a indicação das peças de utilização não estão sendo exibidas. 


Esta situação ocorre com o uso do comando Desligar nível   (guia Desenhos, grupo Níveis), que pode ter sido acionado em algum momento ao longo do desenvolvimento do projeto e você pode se deparar com cenários diferentes, como por exemplo:
  1. O elemento é exibido em planta baixa, mas não dentro do detalhe;
  2. O elemento é exibido dentro dos detalhes, mas não em planta baixa;
  3. O elemento é exibido na visualização 3D, mas não em planta ou em detalhe; 
  4. Ao efetuar o lançamento, o elemento "desaparece" no croqui, mas é exibido na visualização 3D.

Como solucionar o caso?

Para resolver e voltar a exibir os elementos, você deve observar o perfil de nível habilitado dentro do ambiente que os elementos não estão sendo exibidos. 
  1. Se os elementos não aparecem dentro do detalhe, acesse o detalhe;
  2. Se os elementos não aparecem em uma planta, acesse a planta baixa;
  3. Na guia Desenhos, grupo Níveis, verifique se o Perfil de nível está indicado como Personalizado;
    1. Se estiver, então significa que algum nível de desenho foi desligado pelo usuário.
  1. Altere o perfil de nível para Geral ou Todos. Isso irá habilitar novamente todos os níveis de desenho;
  2. Verifique se o elemento voltou a ser exibido no croqui.

O elemento não voltou a ser exibido mesmo habilitando os níveis de desenho. E agora?

Caso habilitar os níveis de desenho não tenha resolvido a situação, existem outras verificações que você pode fazer no seu projeto especificamente para elementos de projeto (tubos, conexões, registros, demais dispositivos de projeto):
  1. Veja se algum elemento de projeto foi oculto em planta ou em croqui, acessando o comando Vista dos elementos ocultos  (grupo Operações, grupo Ocultar), e para voltar a exibi-los, acesse o comando Exibir todos os ocultos . O artigo Como ocultar/exibir elementos no AltoQi Builder possui mais informações sobre o uso destes comandos.

  1. Caso o elemento não seja exibido completa ou parcialmente especificamente dentro de um detalhe e somente na forma bifilar realista, então siga com os procedimentos indicados no artigo Por que alguns tubos não são exibidos no detalhe isométrico na forma bifilar realista?.
  2. Se mesmo após estas verificações o elemento não volte a ser exibido, por gentileza, entre em contato com o Suporte Técnico citando este artigo e encaminhando em anexo uma cópia de segurança de seu projeto. Para entrar em contato via chat online ou Whatsapp, basta clicar no botão "Precisa de ajuda?" no site da AltoQi ou abrir nosso contato no WhatsApp e enviar uma mensagem. Caso enfrente inconsistência no link indicado, nosso suporte via Whatsapp é realizado no número (48) 99129-3911.
Neste artigo foi possível acompanhar como restaurar a exibição de elementos ocultos no AltoQi Builder.