Outros

Conheça a atualização 2023-08 do AltoQi Eberick

O AltoQi Eberick é um software desenvolvido para projetos estruturais, que permite analisar e dimensionar conforme as normas brasileiras, além de possibilitar trabalhar de maneira integrada com outros projetistas, utilizando as notas BCF para comunicação e o modelo IFC para interoperabilidade com outras disciplinas.
Buscando a melhoria constante, o Eberick recebe atualizações de tempo em tempo implementando  diversas melhorias e ajustes em diferentes recursos, visando uma boa experiência ao projetista, proporcionando a produtividade e a qualidade dos projetos.

Confira abaixo os principais recursos e conteúdos relacionados a atualização 2023-08. 

Observação: Ressaltamos que os recursos desta atualização podem ser exclusivos da versão do modelo assinatura. Para conferir, acesse a Ajuda do programa como está indicado ao final deste artigo. 

Atualização da norma NBR 6118/2023

A norma NBR6118 - Projetos de Estruturas de Concreto - Procedimento recebeu uma atualização, cuja publicação foi realizada dia 28 de agosto de 2023 e o AltoQi Eberick passa agora a receber atualizações dos seus critérios de acordo com o novo texto da norma.

Os critérios do novo texto da norma serão automaticamente aplicados aos novos projetos da versão assinatura e 2023. Em projetos iniciados em versões anteriores do programa, ao abri-los na atualização 2023-08 da versão assinatura ou 2023 será exibida uma mensagem indicando os novos recursos, como indicado abaixo, sugerindo que o projeto seja salvo com um nome diferente para continuar com o ajuste dos parâmetros de acordo com a nova norma. 

Dentre os recursos da alteração dos critérios normativos, inicialmente estarão contempladas as alterações dos seguintes itens da norma:

  • Item 7.4.7.4 -Critérios para redução do cobrimento de armaduras;
  • Item 8.2.10.1 - Diagramas de tensão x deformação;
  • Itens 17.2.4.3.2 e 17.2.4.4 - Limites de compressão na protensão;
  • Item 18.3.2.4 - Critérios de dimensionamento das armaduras de tração nas sessões de apoio;
  • Item 19.5.3.2 - Critérios para o cálculo da punção;
  • Item 22.7.4.1.2 - Critérios para o cálculo da armadura de distribuição nos blocos de fundação;
  • Item 22.7.4.1.3 - Critérios para o cálculo da armadura de suspensão em blocos;
  • Tabela 11.1 - Coeficientes de ponderação das ações.

Além dos recursos supracitados, no decorrer do ano, novas alterações serão realizadas, garantindo a máxima compatibilidade entre os preceitos normativos e as rotinas aplicadas pelo AltoQi Eberick, aumentando a segurança e produtividade para os nossos clientes elaborarem seus projetos.

Para obter mais detalhes sobre a atualização da norma, assista ao vídeo do Engenheiro Juliano Demarche que descreve as principais mudanças:



Posicionamento da grelha em laje maciça 

Uma das características mais buscadas pelos profissionais que utilizam softwares para o desenvolvimento de projetos é a autonomia. O software auxilia o projetista automatizando ao máximo os processos. No entanto, é importante que o projetista esteja no controle do modelo, para que os resultados estejam alinhados com os seus critérios de projeto. O novo recurso de posicionamento da grelha das lajes maciças dá ao usuário justamente a autonomia que ele necessita para a modelagem de lajes, podendo evitar a ocorrência do  Erro D74 - Espaçamento da grelha não é adequado, em algumas situações, sem alterar o espaçamento da grelha. 

Veja mais detalhes  no artigo  Como ajustar a posição da grelha em lajes maciças?



Melhoria na inserção de furos

Criada uma nova configuração que permite dispensar a análise de aberturas em lajes, quando as mesmas possuem algumas incompatibilidades quanto à dimensão e posição em relação à grelha e ao bordo da laje. Essas verificações que resultavam em erro no processamento, agora passaram a emitir apenas aviso de lançamento  Aviso L22 - Posição da abertura não permite discretização adequada da laje LX, quando a configuração está marcada. Portanto, passa a ser possível inserir aberturas na laje em qualquer posição, sem impedir o processamento. Para esses casos, será necessário que o projetista realize verificações adicionais.

Veja mais detalhes  nos artigos: 
  1. Configurações de análise - Painéis de lajes 
  2. Erro D74 - Espaçamento da grelha não é adequado


Seguindo a ideia de flexibilizar a inserção de furos, foi criada a nova configuração " Permitir abertura próxima à variação de seçã o". Quando marcada, permite que a viga com variação de seção no pilar seja detalhada, emitido o  Aviso 144 - Distância da abertura à variação de seção menor que 1/3 da altura da viga .

Além disso, nas versões anteriores, ao detalhar uma viga com furo ou abertura próximas ao apoio à uma distância menor que 5cm, era emitido o erro D85 ou D221, mesmo com a configuração " Permitir abertura próxima ao apoio" marcada. A partir dessa atualização, caso a configuração esteja marcada, mesmo que a distância seja menor que 5cm, o programa permitirá inserir o furo emitindo o  "Aviso C02 - Posição inválida em relação às extremidades do trecho da viga" ao lançar o furo e ao detalhar a viga emitirá  Aviso 108 - Abertura próxima ao apoio .  

Veja mais detalhes  nos artigos: 
  1. Principais configurações de dimensionamento: vigas
  2. Erros no lançamento automático de furos

Multiseleção no 3D 

Buscando aumentar a usabilidade do ambiente 3D, temos a seleção múltipla no 3D. Agora com a tecla shift pressionada, é possível selecionar vários elementos 3D simultaneamente. Os comandos de ocultar e exibir serão aplicados a todos os elementos selecionados. Além disso, podem ser feitas edições em grupos selecionados de elementos pela janela de propriedades personalizadas. 

Representação realista dos feixes de cordoalhas no pórtico 3D 

A partir desta atualização, no caso de utilização de protensão não aderente, o usuário poderá optar por visualizar no modelo 3D a abertura das cordoalhas na região das ancoragens, melhorando a assertividade no posicionamento dos cabos.
AntesxDepois Cabos.png

Além disso, foram criadas duas novas opções, sendo elas a opção de escolha da orientação das placas de ancoragem (horizontal ou vertical), bem como a possibilidade de agrupar-se em feixes cabos com 3 e 4 cordoalhas, facilitando o encaixe das armaduras ativas em vigas e lajes com armadura densa. Essa escolha poderá ser feita diretamente no diálogo do elemento Cabo de protensão.

Protensão 8.png

Com isso é possível configurar as folgas entre placas de ancoragem e definir o trecho reto e inclinado dos feixes através da guia Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade - Protensão.

Reposicionamento da identificação dos cabos de protensão 

Agora também é possível reposicionar o nome do cabo de protensão, para facilitar a seleção dos mesmos para edição, principalmente quando existem cabos sobrepostos em planta. Este caso é bastante comum em vigas protendidas, onde o lançamento é feito em camadas. Com este novo recurso o processo de lançamento fica mais ágil e assertivo.


Consideração do ELS-DP em vigas e lajes protendidas 

É comum na comunidade projetista de estruturas protendidas a utilização do ELS-DP ao invés do ELS-D, visando economia de materiais. A partir desta atualização será possível a utilização do estado limite de descompressão parcial ELS-DP conforme o item 3.2.6 da NBR 6118/2014, tanto para lajes quanto para vigas faixas protendidas. Este recurso traz mais flexibilidade na aprovação dos elementos protendidos no tocante a análise de tensões. 
Para definir qual verificação será utilizada, acesse a Guia Estrutura > Configurações > Projeto > Dimensionamento > Lajes > Protensão. 

Exibição do local de salvamento ao "Salvar como..."

A partir de agora, o AltoQi Eberick passa a exibir, na caixa de diálogo do comando "Salvar como", o diretório onde o projeto está salvo para que você possa conferir o local em que nova versão do projeto está sendo salva. 


 

Ajustes dos valores default do software

A fim de melhorar a experiência do usuário que está utilizando o software pela primeira vez, ou do usuário que opta por adotar as configurações padrão do AltoQi Eberick, realizamos uma atualização nos valores de configurações defaut do programa. Abaixo, seguem os parâmetros que tiveram valor default atualizado:
  1. Configuração da ponta reta mínima da armadura dos blocos;
  2. Configurações de precisão numérica na análise;
  3. Configurações do número máximo de iterações na análise das flechas;
  4. Configuração de redução na rigidez axial das lajes;
  5. Listagem de normas elencadas no relatório de critérios de projeto;
  6. Classe de concreto do tubulão;
  7. Bitolas habilitadas para cálculo, separando as bitolas aplicadas no Brasil e no México de acordo com a licença do cliente;
  8. Ajuste da caixa das fontes nos detalhamentos e plantas;
  9. Configuração da visibilidade e da cor do corte no modelo 3D;
  10. Configuração para que não haja abertura do AltoQi Builder sempre que ocorrem atualizações na janela "Arquivo";
  11. Configurações de custos de materiais e execução de acordo com a base de dados SINAPI/SC.

Relatórios de cortante e momentos devido ao Sismo

Este recurso permite ao usuário visualizar resultados adicionais da análise sísmica, tais como as forças e cortantes dos pavimentos devido à ação do sismo calculados conforme a combinação modal e combinação direcional.  Dessa forma, o usuário tem mais clareza nos resultados obtidos na análise sísmica, podendo direcionar ações mais assertivas para o atendimento dos critérios de cálculo no AltoQi Eberick.

Para gerar este relatório acesse a Guia Estrutura > Relatórios > Relatórios da análise > Forças devido ao sismo

Verificação de tensão em área reduzida no bloco

A partir dessa atualização, o programa passa a realizar a verificação de tensão em área reduzida, conforme prescrito no item 21.2.1 da NBR6118. Essa verificação é importante para a avaliação do esmagamento ou fendilhamento dos elementos estruturais. Agora o programa passa a realizar essa operação para a interface entre pilares e blocos de fundação, bem como nas transições de rotação e redução de seção dos pilares.  Com este novo recurso, o programa atende de forma mais abrangente os critérios da norma e verifica de forma mais refinada condições específicas que podem impactar nos projetos dos usuários.

Além destes novos recursos, o AltoQi Eberick ainda trouxe diversas melhorias na atualização 2023-08, que podem ser consultados por completo na Ajuda do programa.

  • Acesse o botão Ajuda MicrosoftTeams-image__4_.png na barra de acesso rápido do AltoQi Eberick;
  • Selecione a opção Conteúdo, que será redirecionado para a página de ajuda do programa;
  • Busque pelo menu lateral a Atualização 2023-08.

Veja mais detalhes no artigo Como acessar os Tutoriais e a Ajuda do AltoQi Eberick?.

Observação: Se você é cliente assinatura e ainda não atualizou seu programa, acesse o artigo Reinstalação do Eberick e aproveite os novos recursos e melhorias.