Outros

Conheça a atualização 2023-08 do AltoQi Builder

O AltoQi Builder é uma plataforma desenvolvida para auxiliar arquitetos, engenheiros e profissionais da construção civil na criação de projetos e na execução de obras de forma eficiente e precisa. Com os recursos da atualização 2023-08, o AltoQi Builder vêm aprimorando cada vez mais a experiência do projetista, priorizando ferramentas que otimizam o tempo e o desempenho, proporcionando a produtividade e a qualidade dos projetos.
Confira abaixo os principais recursos e conteúdos relacionados:

Observação: Ressaltamos que os recursos desta atualização podem ser exclusivos da versão do modelo assinatura. Para conferir, acesse a Ajuda do programa como está indicado ao final deste artigo. 

Plataforma AltoQi Builder

  1. Títulos personalizados para detalhes: Agora é possível definir diferentes títulos para os detalhes no AltoQi Builder, permitindo uma maior flexibilidade e personalização de seu projeto.

  1. Como personalizar os títulos para os detalhes gerados no AltoQi Builder?
  2. Como criar um título personalizado para os detalhamentos no AltoQi Builder
  1. Cotas automáticas em ambientes isométricos e cortes: Agora o usuário também pode cotar múltiplos elementos automaticamente em detalhes isométricos e cortes.
 
  1. Inserindo cotas automáticas em planta baixa e detalhe isométrico
  1. Cotas dinâmicas em elementos volumétricos: O recurso foi criado na atualização 2023-05 e funcionava para as Conexões e Colunas. Agora ele passa a funcionar para os elementos volumétricos como: Caixas d'água, Boilers, Caixas de passagem, Módulos fotovoltaicos, Placas solares, entre outros.
  1. Seleção múltipla na Visão 3D: Buscando melhorar a visualização dos elementos na Visão 3D, agora é possível ocultar múltiplos elementos e grupos através da seleção dos mesmos com o comando Shift + Botão esquerdo do mouse.

  1. Como ocultar elementos na visão 3D do AltoQi Builder?
  1. Novo importador de simbologias 3D para o cadastro de peças: Buscando melhorar a qualidade e precisão da representação de peças, foi adicionado para a importação de simbologias no cadastro o mesmo importador de IFC utilizado nos modelos externos. Com isso, além do ganho em qualidade de representação, temos uma padronização entre os modelos externos e simbologias internas.  

Linha Elétrica

  1. Quadro elétrico executivo: O AltoQi Builder conta agora com um detalhamento especial para o módulo Elétrico, permitindo que o usuário adicione um quadro executivo em seu projeto, que permite o projetista padronizar o layout dos quadros com informações que os diagramas não apresentam, como a relação direta entre os componentes e o espaço real que o quadro suporta.

  1. Adicionando e personalizando o Quadro elétrico executivo
  1. Configuração de texto nos diagramas multifilar: Também é possível configurar uma identificação permitindo um controle dos textos nos barramentos do diagrama multifilar elétrico e fotovoltaico.

  1. Personalizando as informações exibidas nos diagramas unifilar e multifilar
  1. Atualização de concessionárias: Foram atualizadas as concessionárias ENEL-RJ e ENEL-CE.
  2. Afastamento no diagrama unifilar: Foi aplicado um afastamento padrão entre a representação do quadro e a fiação dos circuitos no diagrama unifilar a fim alinhar os elementos.
  3. Ajuste na exibição de potência para pontos de luz: Realizado ajuste do critério de exibição dos valores de potência quando o tipo de ponto exibir as propriedades de Pontos de Luz e Pontos de Força como Sim.


Linha Hidráulica

  1. Estações elevatórias de esgoto: Buscando tornar o AltoQi Builder mais completo em soluções de projeto, agora será possível realizar o lançamento, dimensionamento e detalhamento de estações elevatórias de esgoto. Esses são sistemas que permitem elevar o esgoto até pontos mais altos. Geralmente aplica-se esse sistema em toda e qualquer edificação na qual o terreno esteja abaixo do nível da rede coletora que passa pela rua.
    1. Como lançar uma estação elevatória de esgoto no AltoQi Builder
  2. Dimensionamento de sumidouros múltiplos: Com esse complemento do recurso o usuário pode definir a parcela (%) da contribuição total a ser considerada em cada sumidouro lançado no sistema de tratamento.

    1. Lançando e dimensionando múltiplos sumidouros no projeto sanitário
  1. Inserir taxa de aplicação diária: Ainda nas melhorias dos sumidouros, agora o projetista pode inserir diretamente um valor para a taxa de aplicação, no caso em que não tiver em mãos os dados do ensaio de percolação no solo.

    1. Como lançar uma estação elevatória de esgoto no AltoQi Builder
  1. Relatório de dimensionamento do filtro de piscina: Agora será possível gerar relatório para os filtros de piscina, assim será possível apresentar de forma clara e objetiva o dimensionamento realizado para a escolha do filtro adequado para o projeto.
    1. Como gerar o relatório de dimensionamento do filtro de piscina?
  1. Cadastro de peças:
    1. Tubos coletores de esgoto: Foi adicionada uma nova classe de tubos de PVC coletor de esgoto utilizado para realizar o transporte de esgoto sanitário em redes coletoras, ligações prediais, sistemas condominiais e interceptores de esgotos sanitários por gravidade.
      1. Tubos liso com diâmetros de 100mm a 400mm 
      2. Tubos corrugado com diâmetros de 150mm a 400mm
    1. Pressurizadores: Foram adicionados novos pressurizadores e incluídas simbologias 3D para todos os novos e já existentes. 
    1. Novas peças de gás: Foram cadastradas 72 novas peças de gás nas classe Cobre, Ferro Maleável e PEX, dentre elas chapas, fogões e fritadeiras.
    2. Bombas submersíveis e caixas coletoras (Estação elevatória): Tendo em vista o novo recurso de Estação Elevatória foi cadastrada uma nova classe chamada “Bomba Hidráulica - Esgoto”. Foram criados também novos grupos e peças para as bombas de esgoto. Esse cadastro inclui os dados de cálculo e simbologias 3D das peças. Também foi criada uma nova classe "Caixa coletora" com diversos tamanhos de caixas coletoras.
    1. Placas solares: novas simbologias 3D para as placas solares (água quente).

 
Além destes novos recursos, o AltoQi Builder ainda trouxe diversas melhorias na atualização 2023-05, que podem ser consultados por completo na Ajuda do programa:
  • Acesse o botão Ajuda  na barra de acesso rápido do AltoQi Builder;
  • Selecione a opção Conteúdo, que será redirecionado para a página de ajuda do programa;
  • Busque pelo menu lateral a Atualização 2023-05.

Veja mais detalhes no artigo Como acessar a Ajuda, os Tutoriais e Guias rápidos do AltoQi Builder?.

Observação: Se você é cliente assinatura e ainda não atualizou seu programa, acesse o artigo  Reinstalação do Builder e aproveite os novos recursos e melhorias.