Outros

Como aumentar a velocidade de dimensionamento dos elementos no Eberick?

O dimensionamento dos elementos estruturais leva em considerações esforços que são gerados por cargas e ações que atuam na estrutura. No artigo Como definir quais ações serão consideradas pelo programa? estão indicados mais detalhes a respeito de como definir quais ações cadastradas no AltoQi Eberick serão de fato consideradas no momento da análise, mas gostaríamos de destacar algumas configurações que caso não sejam adotadas, podem gerar um número muito elevado de combinações de ações, o que aumenta consideravelmente o tempo de processamento e dimensionamento, visto que o programa efetua análises para cada combinação de cálculo.

Ao acessar a guia Estrutura, grupo Configurações, opção Projeto e em seguida Ações. Na janela que se abre, guia Combinações, observe a opção “Gerar combinações automaticamente”.


Ao habilitar essa opção o programa gera automaticamente as combinações conforme as ações existentes, os coeficientes de ponderação e fatores de combinação e todos os critérios definidos neste diálogo. Sendo assim, quando habilitado, o programa identifica todas as ações que não possuem carregamentos aplicados ao projeto, eliminando-as e gerando uma nova lista de combinações a ser adotada para análise e dimensionamento da estrutura. Assim, para reduzir o tempo de processamento, recomendamos utilizar a opção Gerar combinações automaticamente habilitada.

Além disso, é válido considerar a utilização, ou não, das disponíveis logo abaixo da anterior:

  • Gerar combinações considerando sempre todas as ações permanentes: 
    Se o item estiver marcado, serão geradas combinações de ações considerando as ações permanentes de um grupo "Não simultâneas" (ações de desaprumo, por exemplo) sempre atuando com as demais ações permanentes. Se o item estiver desmarcado, além destas combinações nas quais todas as permanentes atuam em conjunto, serão geradas combinações em que estas ações de um grupo "Não simultâneas" não estão presentes, aumentando o número total de combinações.

  • Combinar permanentes com efeito favorável:
    Se o item estiver marcado, as ações permanentes que estiverem marcadas para atuarem com efeito favorável serão combinadas entre si com o coeficiente de ponderação reduzido, gerando maior número de combinações. Se o item estiver desmarcado, cada combinação terá somente uma ação considerada como favorável, diminuindo consideravelmente o número de combinações.
Observação: As ações G1, G2 e S sempre atuam como desfavoráveis ou favoráveis simultaneamente nas combinações, pois fazem parte do mesmo grupo "Permanentes simultâneas".
  • Combinar entre acidentais: 
    Se o item estiver marcado, combinará todas as ações acidentais entre si, além de gerar combinações isoladas com todas as ações acidentais. Nesta situação, desabilita automaticamente a coluna "Acidental isolada" do diálogo, pois esta deixa de ter função, já que todas as combinações possíveis com ações acidentais serão geradas. Quando este item estiver desmarcado, serão geradas somente combinações com todas as ações acidentais atuando ao mesmo tempo, além de combinações com as ações isoladas que estiverem marcadas na coluna "Acidental isolada". Com esta opção desmarcada obtém-se uma considerável redução do número de combinações totais.

Além dessas configurações de combinações, tem-se:

  • Discretização das grelhas 
    Valores muito baixos nas configurações "Espaçamento das faixas" (disponível no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Painéis de lajes) podem tornar o processo de cálculo dos painéis de lajes demasiado longo. Em nosso material "Configurações de análise - Painéis de lajes" estão indicados mais informações a respeito de tais configurações, incluindo os valores default do programa. 

  • Modelo de análise 
    Tem-se duas opções de processo de análise no Eberick: análise integrado e grelha com pórtico espacial. Desta forma, pode-se escolher o modelo desejado para análise da estrutura, considerando as especificidades de cada modelo. Além disso, deve-se considerar que a análise com o modelo integrado pode ser mais custosa computacionalmente, podendo resultar em um processamento mais demorado da estrutura. Acompanhe mais detalhes em "Como optar entre o modelo de análise integrado ou de grelha com pórtico espacial".

  • Tolerância no critério de convergência da Análise dinâmica 
    A partir da atualização 2023-02 é possível definir a tolerância usada para determinar quando ocorre a convergência dos autovalores. Essa configuração é feita através da guia Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Análise dinâmica - Tolerância no critério de convergência (casas decimais). O valor default utilizado é de 5 casas decimais, e lembrando que quanto maior a tolerância, maior o tempo de processamento.  

Veja mais dicas para uma melhor utilização do AltoQi Eberick no artigo Dicas para uma melhor utilização do AltoQi Eberick.