Sprinklers

Lançamento de sprinklers direcionados para baixo (tipo "pendente")

Quando da ocorrência de incêndio em estabelecimentos residenciais, comerciais ou industriais, a concentração de temperatura mais elevadas é observada junto à interface da laje. Nestes cenários, para redes de combate a incêndio contempladas por chuveiros automáticos (sprinklers), respeita-se uma altura máxima entre a laje e o chuveiro.

Observação:  O processo padrão para lançamento automático e manual da rede de sprinklers junto ao programa AltoQi Builder está detalhado no artigo técnico Como lançar a área de operação para a rede de sprinklers?

Em função das especificações do projeto de combate e prevenção de incêndio e do modelo estrutural da edificação, a projeção do bico do chuveiro pode ser direcionada para baixo, ou seja, do tipo pendente, como ilustra a figura abaixo. 

Fonte: NBR 10897:2020

Tendo em vista os recurso disponíveis, o lançamento de sprinklers do tipo pendente pode ser executado de modo automático ou manual, descrito na sequência.


Lançamento automático de sprinklers em modo pendente

  • Abra o croqui de projeto da disciplina Incêndio;
  • Busque pela guia Lançamento, grupo Rede, e altere o campo Rede para Sprinklers;

  • Na guia Lançamento (3)- grupo Pontos, acesse o comando Adicionar em área (4);

  • Estabeleça dois pontos de modo a formar um retângulo, que deve abranger toda a área concebida por sprinklers;
  • Antes de definir o ponto de alimentação da rede, à direita da tela, na janela Lançamento dos sprinklers, observe o grupo Elevação. Este grupo está associado à elevação de lançamento dos SprinklersRamais e Ramais de contorno;
Observação: Para que os sprinklers sejam lançados para baixo, a altura de elevação dos chuveiros deve ser menor que a altura de elevação dos ramais.
 

  • Dessa forma, atribua um valor ao campo Sprinklers inferior ao campo Ramais. Na imagem, foram mantidos os valores fornecidos pelo programa.
  • Siga com a configuração da janela Lançamento de sprinklers conforme julgar adequado e dê sequência ao lançamento, como indicado no artigo Como lançar a área de operação para a rede de sprinklers?;
  • Note que a disposição dos bicos de chuveiro será projetada para baixo, no modo pendente.

O resultado obtido consta no final do material.


Lançamento manual de sprinklers em modo pendente

O lançamento de sprinklers de modo manual é equivalente ao lançamento dos demais pontos na plataforma AltoQi Builder. Contudo, a definição do ponto diretor é dada para baixo, conforme o processo abaixo.

  • Abra o croqui de projeto da disciplina de Incêndio;
  • Crie um detalhe isométrico e acesse-o, conforme indicado no artigo técnico Criando um detalhe isométrico;
  • Acesse a guia Lançamento (1), grupo Rede, e altere o campo rede para Sprinklers (2);

  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, comando Sprinkler;

  • Mantenha o plano do cursor do mouse habilitado junto ao eixo Z (plano XZ ou YZ) no campo Plano, como mostrado na figura abaixo;


Observação: Para compreender o lançamento manual de tubos e conexões com alteração dos planos de trabalho junto ao detalhe isométrico, recomenda-se o acompanhamento do artigo técnico Lançamento manual em detalhe isométrico alternando os planos de trabalho.

  • Defina a posição de lançamento do bico do chuveiro automático;
  • Mire o cursor do mouse para baixo, ou seja, no sentido negativo do eixo Z e clique em um ponto qualquer para definição do ponto diretor;
 

Perceba que a disposição dos bicos de chuveiro será projetada para baixo, no modo pendente.

Com este procedimento, compreende-se o lançamento automático ou manual da rede de sprinklers direcionados para baixo. Na sequência, procede-se com a configuração da área de operação para o risco estabelecido à edificação, detalhado no artigo técnico Como configurar a área de operação da rede de sprinklers para o risco da edificação?.