Filtro de extração de dados

Conhecendo a janela filtro de extração de dados

O filtro de extração de dados, é o ambiente aonde iremos, configurar e criar as regras que o programa utilizará para extrair os quantitativos de um modelo IFC, portanto, requer uma atenção especial, afinal a lista de quantitativos será gerada tomando como base as informações configuradas nesta janela. Este artigo, tem por objetivo guiar o usuário dentro da janela de extração de dados. 

  • Conhecendo a janela filtro de extração de dados
  • Painel de descrição dos objetos
  • Painel de medição dos objetos
  • Grupos de propriedades

Ao acessar o filtro de extração de dados do programa (botão ), será apresentada a seguinte janela:


Abaixo vamos descrever cada ambiente dentro deste filtro. 


Entidades

Localizada à esquerda da janela, temos um painel listando todas as entidades existentes no modelo. Como estamos utilizando um modelo arquitetônico federado a um modelo estrutural, estão listadas as entidades presentes nestas duas disciplinas. Sempre que vamos configurar uma regra de extração de dados, precisamos selecionar a entidade a qual esta regra será aplicada.



Esta janela também contém três caixas de diálogo: 

  • A caixa de diálogo: contabilizar este elemento na lista de quantitativos, permite ao usuário definir se os quantitativos serão ou não contabilizados na lista.
  • A caixa de diálogo: utilizar quantitativos contidos em grupos de propriedades, define se o programa irá utilizar os quantitativos contidos dentro dos grupos de propriedades. Um exemplo prático para esta situação, são os quantitativos de itens associados exportados pelo Eberick, como as armaduras de um elemento estrutural. Nos próximos artigos desta série daremos ênfase a este conteúdo.
  • A caixa de diálogo: elementos com múltiplos materiais, gerar um quantitativo de área para cada material, permite gerar um quantitativo para cada material, são os casos das paredes onde precisamos quantificar os materiais separadamente, por exemplo, chapisco, emboço, pintura... 

Grupos de propriedades 

O botão grupo de propriedades, define quais os grupos de propriedades estão sendo utilizados caso a caixa de dialogo, utilizar quantitativos contidos em grupos de propriedades esteja habilitada. Ao clicar neste botão, podemos gerenciar os grupos de propriedades que serão utilizados.



Descrição do objeto

Ao centro, está localizado o painel de descrição do objeto na lista. Neste painel, o usuário definirá quais as propriedades do elemento serão utilizadas para descrever o item na lista de quantitativos, ou seja, o nome do elemento. Através deste painel podemos adicionar propriedades, excluir propriedades, inserir prefixos ou sufixos e alternar a ondem a qual estas informações serão apresentadas. Ainda neste painel, ao acessar a aba marcar como, podemos definir marcadores para os itens na lista como, por exemplo, alguns critérios de medição do objeto.



Medição do objeto

Logo abaixo, esta o painel de medição do objeto, neste painel serão configuradas as regras para quantificar cada elemento. Aqui vamos definir qual propriedade será utilizada para medir um objeto, filtrar em quais situações a regra será ou não aplicada, unidades de medição, multiplicadores...



Pode-se observar na coluna  Filtro  a existência de alguns números. Esses números demarcam a quantidade de elementos desmarcados no filtro do objeto existente na  Medição do objeto . Para demonstrar essa situação vamos utilizar a linha de  Fechadura , onde a mesma apresenta na coluna filtro, o número 3, conforme a figura a seguir.


Ao clicar sobre a coluna  Filtro  do objeto  Fechadura , a janela de  Filtro de disciplina, layer e type  irá abrir, conforme figura abaixo. Nela podemos observar os 3 (três) elementos desabilitados neste objeto, resultando no número ao lado do filtro, sendo utilizado a mesma explicação para os demais filtros dos objetos, cada um com sua particularidade.