Pular para o conteúdo
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como adicionar uma legenda de fiação no projeto?

Em projetos elétricos e de cabeamento com muitos elementos é comum a fiação ficar sobreposta aos pontos devido a grande quantidade de circuitos ou por causa do tamanho reduzido do trecho do eletroduto, dificultando a leitura e interpretação do projeto. Desta maneira, com o intuito de tratar os espaços insuficientes da fiação quando há um conduto muito pequeno ou sobreposto a outros elementos é possível efetuar a geração de uma legenda de indicação da fiação.

Com isso em projetos de maior porte o projetista ao aplicar esse recurso, permitirá exibir uma legenda automática e sequenciada da fiação, reduzindo, em muito, o tempo gasto na edição desses desenhos e a sequenciação dos mesmos, melhorando a apresentação e execução da fiação do projeto.

Assuntos tratados neste artigo

Definindo o critério de numeração da legenda

Quando for necessário utilizar um legenda de fiação no projeto, é possível definir o critério de numeração que será aplicado.

Os critérios disponibilizados são:

  • Projeto: numeração contínua no projeto como um todo, iniciando em "1" no pavimento mais superior, numerando esse pavimento e depois continuando de cima para baixo. Por exemplo, se no pavimento Superior a indicação numérica vai de 1 a 10, no pavimento Térreo a indicação numérica começará no 11;
  • Pavimento: numeração contínua em cada pavimento, iniciando em "1" em cada pavimento, numerando esse pavimento e depois começando novamente em "1" em cada pavimento;
  • Caminho de projeto: numeração contínua em cada pavimento, iniciando em “1” a partir da entrada de energia, numerando os eletrodutos conforme o percurso dos circuitos até os circuitos terminais. Ao trocar de pavimento, a numeração é reiniciada, considerando as subidas e descidas como novos pontos de entrada de energia.

Observação: o critério "Caminho de projeto" está disponível apenas para clientes Assinatura, a partir da atualização 2026-02.

Para definir esse critério:

  • Acesse o menu Arquivo - Configurações;
  • No diálogo Configurações selecione a aba Fiação;
  • Selecione Preferências - Fiação;
  • Selecione o Critério e o Estilo de numeração desejados;
  • Clique em OK.

Observação: Para mais informações sobre as demais propriedades existentes recomendamos a leitura do artigo Alterando as configurações de exibição da fiação elétrica.

Informando quais eletrodutos possuirão a indicação numérica

Após incluir a fiação no projeto e identificar sobreposições em alguns trechos é necessário selecionar quais eletrodutos apresentarão indicação numérica, portanto:

  • Selecione o(s) conduto(s) que deseja adicionar a indicação numérica;

  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  • Na janela Propriedades selecione Conduto (n);

Observação: Será exibido o número de eletrodutos selecionados no croqui.

  • Na opção Ligações – Indicação numérica, selecione Sim;

  • Pressione Esc duas vezes para encerrar.

Processando o projeto

Após definir quais eletrodutos possuirão a indicação numérica, o próximo passo será processar o projeto, portanto:

  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar;
  • No diálogo Processar habilite a opção O projeto Fiação;
  • Clique em OK.

 

Observação: Sempre que o usuário selecionar novos eletrodutos para possuir indicação numérica é necessário processar o projeto.

Será criada uma sequência numérica nos eletrodutos selecionados.

Observação: A numeração das indicações do pavimento será definida de cima para baixo e da esquerda para direita.

Incluindo a legenda de fiação no croqui

Após processar seu projeto o próximo passo será incluir a legenda de fiação no croqui, portanto:

  • Acesse a guia Operações, grupo Tabelas, comando Legenda de fiação;
  • Clique no croqui para posicionar a legenda.

 

Observação: Para definir a cor de exibição das fiações recomendamos a leitura do artigo Como indicar a fiação separada por cores na planta?.

Legenda de fiação nos detalhes isométricos

Visando aumentar o nível de detalhamento final do nosso produto, agora é possível exibir a indicação da fiação dentro dos detalhes isométricos e cortes editáveis, bem como inserir a legenda de fiação.
Para verificar, siga os passos:
  • Gere um corte ou detalhe isométrico da área desejada;

Observação: para entender melhor como gerar uma detalhe isométrico, recomendamos a leitura do artigo Criando um detalhe isométrico.

  • Dentro do detalhe isométrico, selecione o conduto que deseja adicionar a Indicação numérica e altere para Sim;
  • Após processar o projeto e adicionar a Legenda de fiação no detalhe, podemos ver que a legenda de fiação é exibida corretamente:

Observação: Para editar a altura ou largura das legendas de fiação recomendamos a leitura do artigo Exemplo: Como dividir a legenda de fiação em várias colunas?

Ajustando a altura da legenda de fiação

Para ajustar o tamanho da indicação de fiação no programa, siga os passos abaixo:

  • Acesse a guia Arquivo → Configurações;
  • No grupo Fiação, clique em Preferências → Fiação;
  • Localize a opção Indicação da legenda de fiação → Altura;
  • Defina o valor desejado para a altura das indicações. 

Seguindo os procedimentos descritos neste artigo a legenda de fiação será inserida, apresentando a ordem numérica gerada nos eletrodutos selecionados.