Quadros

Definindo a hierarquia dos quadros do projeto elétrico

Após realizarmos o lançamentos dos quadros em nosso projeto é necessário definirmos a hierarquia deles, pois isto informará ao programa como os quadros estarão vinculados e, consequentemente, como a fiação deverá ser inserida. 

O programa Builder, possui um comando específico para realizar a associação de quadros, e assim, gerar uma hierarquia dos quadros lançados no projeto.


ObservaçãoSe a associação de quadros não for realizada, a fiação entre os quadros não será inserida mesmo que os eletrodutos estejam lançados.

comando Associar quadros possui a função de vincular um Quadro a outro no projeto. Desta forma, monta-se uma estrutura hierárquica no projeto, partindo-se do início da rede (o Alimentador predial), passando por um quadro de medição e deste para os demais quadros de distribuição. Para ligar um quadro a outro, é necessário o uso deste comando, que inclui um Disjuntor, referente ao quadro subordinado, no principal.

Utilizando o comando Associar quadros

Para realizar este comando, deve-se:

  • Acessar a guia Lançamento, grupo Quadro, comando Associar quadros;

  • Na janela Associar quadros arraste os Quadros de forma a criar a hierarquia desejada;
Observação: Após lançar um quadro no projeto é necessário primeiro salvar o projeto, no comando Salvar edificação , para depois realizar a associação de quadros.




ObservaçãoAs associações efetuadas atualizam automaticamente o desenho na árvore do Gerenciador.

O Alimentador predial e o Quadro de medição não podem ter circuitos terminais a eles diretamente associados, apenas circuitos de quadro. Sendo que a hierarquia a ser adotada, prevê como ponto inicial da instalação o Alimentador, em seguida o Quadro de medição, e então os Quadros de distribuição.

A seguir veremos diferentes formas de realizar a associação de quadros.

Exemplo 1

No projeto de uma casa que possuirá apenas 1 Quadro de distribuição, portanto possuirá apenas 1 medidor, a associação deverá ser realizada como mostrado abaixo:


Exemplo 2

No projeto de uma casa que possuirá 2 Quadros de distribuição (por exemplo, um no pavimento Térreo e um no pavimento Superior) mas possuirá apenas 1 medidor, a associação deverá ser realizada como mostrado abaixo:


ObservaçãoA associação de quadros realizada desta forma determina que o QD2 será dependente do QD1, ou seja o disjuntor do QD2 estará dentro do QD1.


Exemplo 3

No projeto de um edifício que possuirá 4 apartamentos existirá 1 Quadros de distribuição para cada apartamento e existirão 4 medidores independentes, portanto a associação deverá ser realizada como mostrado abaixo:


Observação: A associação de quadros realizada desta forma determina que o QD1, QD2, QD3 e QD4 serão independentes entre si e dependentes do QM1, ou seja os disjuntores do QD1, QD2, QD3 e QD3 estarão dentro do QM1.

Exemplo 4

No projeto de um edifício que possuirá caixas cofres no barramento blindado entre o quadro geral e os quadros de medição, a associação deverá ser realizada como mostrado abaixo:



Realizando estes procedimentos a hierarquia dos quadros estará definida.

Colaborador: Eng.ª Bruna Mariá Morosini Bogoni