Criação, abertura e salvamento de projetos
  1. AltoQi Suporte
  2. Plataforma AltoQi Builder
  3. Criação, abertura e salvamento de projetos

Como criar e abrir cópias de segurança no AltoQi Builder?

Após criar uma edificação, o usuário pode desejar abrir novamente o projeto, identificar onde o projeto foi salvo, realizar cópias do seu projeto, salvá-lo em uma pasta diferente ou transportá-lo para outro computador. 

Gerando cópias do projeto no AltoQi Builder

É comum que ao efetuar projetos seja necessário criar algumas cópias para que posteriormente seja possível acessar etapas anteriores do projeto.

Por este motivo, o AltoQi Builder possui um recurso chamado Cópia de segurança. Este recurso gera uma cópia de segurança de todo o projeto, criando um arquivo compactado com extensão .qibzip.

Criando uma cópia de segurança

Para criar uma cópia de segurança:

  • Acesse o menu Arquivo – Cópia de segurança – Cópia de segurança;

  • Na janela cópia de segurança, defina o nome e a pasta em que o arquivo será salvo:

Abrindo uma cópia de segurança

Para abrir um arquivo de cópia de segurança:

  • Acesse o menu Arquivo – Cópia de segurança – Restaurar cópia de segurança;

  • Na janela Restaurar cópia de segurança clique em ... para selecionar a pasta onde a cópia de segurança se encontra;

  • Na janela Procurar pasta selecione a pasta em que o arquivo foi salvo;
  • Clique em OK;

  • Novamente na janela Restaurar cópia de segurança, será apresentada uma lista com todas as cópias de segurança disponíveis no diretório selecionado;
  • Selecione a cópia que deseja restaurar;
  • Informe um nome para o projeto que será criado;
  • Clique em OK;

Observações :
  1. Quando selecionada uma pasta que não contenha cópias de segurança (nos formatos .zip, .qibzip), nenhum projeto será listado na janela e ao clicar em OK, a mensagem "A cópia restaurada não contem projetos válidos" será exibida. Neste caso, confirme o caminho da pasta onde está salva a sua cópia de segurança e tente restaurar novamente.
  2. Esta mensagem também pode ser exibida ao tentar restaurar pastas compactadas que não foram geradas pelo comando Cópia de segurança no AltoQi Builder. Para abrir este projeto, descompacte a pasta do projeto em seu computador e abra-o seguindo o artigo Como abrir um projeto no AltoQi Builder?.
Ao restaurar uma cópia de segurança, será criada uma nova pasta de projeto com o nome que foi definido na janela Restaurar cópia de segurança. Portanto, se a cópia estiver salva na mesma pasta que o projeto que deu origem a ela, será necessário alterar o nome dela, pois o Windows não permite criar dois itens com nomes iguais dentro de um mesmo diretório. Por este motivo ao tentar restaurar a cópia de segurança com o mesmo nome do projeto original, poderá ser apresentada a mensagem a seguir:

  • O projeto será aberto e os croquis dos pavimentos poderão ser acessados pela janela Edificação.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível criar e abrir cópias de segurança no AltoQi Builder.