Configurações

Principais configurações de dimensionamento: pilares

O AltoQi Eberick possui diversas configurações que permitem ao usuário personalizar o processo de dimensionamento dos elementos estruturais de concreto armado. O dimensionamento é realizado pelo programa de acordo com as instruções normativas, porém existem diversos parâmetros variáveis de projeto durante este processo de dimensionamento, sendo responsabilidade do projetista definir os valores adotados para tais configurações.

Principais configurações de dimensionamento de pilares

Na janela de configurações de dimensionamento, a aba Pilares possui as configurações abaixo. Nesta imagem, estão destacadas as principais configurações que devem ser revisadas pelo projetista antes de realizar o dimensionamento dos pilares do projeto:

As principais configurações nesta janela são as configurações abaixo:

Usar momento mínimo

Esta configuração, juntamente com a configuração Dispensar imperfeições locais se for atendido, controla a verificação de momento solicitante mínimo para o dimensionamento do pilar, referente ao item 11.3.3.4.3 da norma NBR 6118:2014. Em resumo, caso esta configuração esteja marcada, o programa irá calcular e verificar o momento mínimo para dimensionamento dos pilares. Caso esteja desmarcada, não será verificado este critério.

Dispensar imperfeições locais se for atendido

O item 11.3.3.4.3 da norma diz que a verificação de momento mínimo em pilares pode ser utilizada para dispensar a verificação dos efeitos devidos a imperfeições geométricas locais. Portanto, caso a configuração Usar momento mínimo esteja marcada, se os momentos solicitantes do pilar atenderem ao momento mínimo, é possível dispensar os efeitos de imperfeições locais. Esta configuração informa ao programa se esta verificação deve realmente ser dispensada ou se o usuário deseja que o programa verifique as imperfeições locais de qualquer forma, adotando o critério que resultar no maior momento solicitante. O artigo Como é verificado o momento mínimo nos pilares? explica em detalhes as configurações Usar momento mínimo e Dispensar imperfeições locais se for atendido.

Considerar efeitos localizados de 2ª ordem em pilar parede

A norma permite, no item 15.9.3, que sejam verificados os efeitos localizados de 2ª ordem em pilares parede através de um procedimento simplificado, no qual o pilar é dividido em faixas verticais e os momentos de segunda ordem são calculados para cada faixa de maneira isolada. Esta configuração informa ao programa se esta análise deve, ou não, ser realizada. Caso esteja marcada, o processo é realizado de acordo com as orientações do item 15.9.3 da norma.

Taxa de armadura máxima

Controla qual a taxa máxima de armadura permitida na seção transversal dos pilares. Esta configuração não considera as seções de traspasse, em que a taxa de armadura pode duplicar em relação à seção do meio do vão do pilar. O item 17.3.5.3.2 da norma NBR 6118:2014 diz que a área máxima de aço em pilares deve ser menor que 8% da área de concreto. Este limite leva em consideração regiões de emenda. Para que a configuração do programa esteja de acordo com a norma, portanto, recomenda-se configurar a taxa máxima de armadura igual a 4%, para que em regiões de emenda a taxa não ultrapasse 8%. Caso não seja possível respeitar a taxa máxima de armadura configurada, será apresentado o Erro A07 - Taxa de armadura maior que a configurada.

Seção transversal mínima

Controla qual o valor da área mínima da seção transversal dos pilares. O valor normativo para esta configuração, de acordo com o item 13.2.3, é 360 cm², porém o usuário pode configurar qualquer valor neste campo. Caso a área configurada não seja atendida em algum pilar, será apresentado o Erro L24 - Pilar com seção inconsistente.

Dimensão mínima

De acordo com o item 13.2.3 da norma NBR 6118, a menor dimensão dimensão dos pilares não pode ser inferior a 19 cm. Em casos especiais, a norma permite que seja utilizada seção menor que 19, desde que ainda seja superior a 14 cm. Este campo configura qual é a dimensão mínima permitida no AltoQi Eberick, sendo que o programa ainda permite uma dimensão de até 12 cm. Caso a dimensão de algum pilar seja menor que esta dimensão configurada, também será apresentado o Erro L24 - Pilar com seção inconsistente.