Ao realizar o dimensionamento de pilares através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são considerados para compensar possíveis imperfeições geométricas, efeitos de segunda ordem e excentricidades devido à fluência do concreto. 

Cálculo do momento mínimo em pilares

A norma NBR 6118:2014, no item 11.3.3.4.3 permite que o efeito das imperfeições geométricas locais seja descartado caso o momento de primeira ordem seja maior que um valor mínimo, calculado através da equação:

onde,

Esta equação diz respeito ao momento mínimo para uma direção do pilar. Para o caso de pilares retangulares, a norma determina uma envoltória de momentos mínimos, que pode ser traduzida à seguinte verificação:

Adaptado de ABNT (2014), Figura 11.3 - Envoltória mínima de 1ª ordem.

onde,

De acordo com esta equação, caso o momento solicitante seja maior que o momento mínimo em uma das direções, está atendido o critério de momento mínimo. No AltoQi Eberick, caso esteja habilitada a configuração para verificar o momento mínimo nos pilares, este critério será avaliado apenas para a direção de menor inércia do pilar, de modo que o momento solicitante nesta direção seja igual ao momento mínimo calculado, portanto fazendo com que o termo correspondente a esta direção na equação da envoltória, acima, seja igual a 1, cumprindo o requisito de momento mínimo para qualquer que seja o valor de momento na outra direção.

Configurações disponíveis para momento mínimo

No AltoQi Eberick, existem duas configurações disponíveis na aba Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares, que controlam a verificação deste critério. Essas configurações são as opções Usar momento mínimo e Dispensar imperfeições locais se atendido, destacadas abaixo:

Estas configurações serão consideradas pelo programa da seguinte forma: a primeira opção, Usar momento mínimo indicará ao programa para considerar ou não este critério. Caso esta opção esteja desmarcada, o critério não será aplicado, e o pilar será dimensionado normalmente considerando os momentos adicionais, mesmo que estes sejam menores que o momento mínimo prescrito.

Caso a opção Usar momento mínimo esteja marcada, o programa irá calcular o momento mínimo, comparar com o momento de primeira ordem e, caso este não atenda ao critério, aplicar um momento adicional (Mad) com valor igual à diferença necessária para que o momento de primeira ordem atenda ao momento mínimo. Para que o dimensionamento de pilares seja realizado de acordo com a norma, é necessário que esta opção esteja ativa, de modo a realizar de fato esta verificação.

A segunda opção, Dispensar imperfeições locais se for atendido, caso esteja desmarcada, indica ao programa que, mesmo que o momento mínimo seja atendido, deve-se verificar o momento adicional por imperfeições locais, e aplicar ao pilar aquele critério que resultar no maior momento solicitante: cumprir o momento mínimo ou aplicar os momentos por imperfeições locais. Caso esta opção esteja marcada e o momento mínimo for atendido, não será realizado cálculo adicional de imperfeições locais. 

O funcionamento destas configurações também está expresso no fluxograma abaixo:

 

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.