O AltoQi Eberick possui diversas configurações que permitem ao usuário personalizar o processo de dimensionamento dos elementos estruturais de concreto armado. O dimensionamento é realizado pelo programa de acordo com as instruções normativas, porém existem diversos parâmetros variáveis de projeto durante este processo de dimensionamento, sendo responsabilidade do projetista definir os valores adotados para tais configurações.
Principais configurações de dimensionamento de vigas
A imagem abaixo apresenta a janela de configurações de dimensionamento para vigas, com as principais configurações destacadas:
Algumas configurações estão acessíveis através de botões na janela, como é o caso das configurações referentes à ancoragem das armaduras.
Relação máxima entre altura e CG da armadura
No dimensionamento usual de vigas de concreto armado, a armadura longitudinal de tração é considerada concentrada em seu centro de gravidade (CG). Para que essa consideração possa ser realizada, o item 17.2.4.1 da norma NBR 6118:2014 diz que a distância máxima entre o CG da armadura e o centro da armadura mais afastada não pode ser maior que 10% da altura da viga. Esta configuração controla este valor, permitindo que o usuário utilize limites diferentes de 10% para este valor. Os valores adotados, no entanto, devem estar entre 5% e 20%. Para corresponder à norma, deve-se deixar este valor igual a 10%.
Taxa de armadura máxima
Configura qual a taxa máxima de área de aço por área de concreto na seção transversal da viga de concreto armado. Esta verificação é realizada de maneira separada, no AltoQi Eberick, para a armadura de tração e de compressão. O item 17.3.5.2.4 diz que a soma das armaduras de tração e de compressão não deve ultrapassar 4% da área de concreto. Portanto, para que este limite seja garantido, o valor desta configuração deve estar como 2%.
Permitir abertura próxima ao apoio
Permitir abertura próxima à variação de seção
Adotar ancoragem em laço
Caso esta configuração esteja habilitada, se o comprimento de ancoragem necessário para as armaduras longitudinais for maior que o comprimento disponível, serão adotados grampos horizontais nas barras tracionadas, com o objetivo de aumentar a área de aço efetiva no apoio e consequentemente reduzir o comprimento de ancoragem necessário.
Permitir ancoragem integral
Esta configuração permite que, nos casos em que a largura de apoio disponível é menor que o comprimento de ancoragem mínimo (e que portanto a armadura longitudinal não pode ser considerada para ancoragem), a ancoragem seja realizada integralmente pelo grampos de ancoragem. Esta situação ocorrerá apenas quando a largura de apoio for muito pequena (menor que o mínimo normativo), portanto recomenda-se deixar esta configuração desmarcada e aumentar a largura dos apoios que resultarem em erro por este critério.
Dispensar erro de abertura das fissuras em seção com redistribuição
Quando desmarcado essa opção, o programa realiza uma verificação adicional de abertura de fissuras, utilizando-se de combinações de ações do ELS sem redistribuição de esforços, conforme recomenda a norma NBR 6118:2014 em seu item 14.5.3. Para tanto, são utilizadas as diretrizes do item 17.3.3.2 para o cálculo do Estado-limite de fissuração. Caso a verificação adicional de abertura de fissuras, calculada com os esforços do ELS, superar os limites máximos definidos em "Abertura máxima das fissuras" na configuração Materiais e durabilidade, será emitido o Erro D213 - Abertura das fissuras não atendida na seção com redistribuição plástica.
Quando marcado essa opção, dispensa-se a verificação adicional da abertura de fissuras, em vigas com ligações semirrígidas. Nesse caso o programa emitirá o Aviso 139 - Abertura das fissuras não atendida em seção com redistribuição plástica nas vigas que apresentarem aberturas de fissuras acima do limite estabelecido após processar com a opção "Determinação dos deslocamentos do pórtico" habilitado.
Dispensar limites de redistribuição se atendida LN e abertura de fissuras
Essa opção dispensa, ou não, a verificação dos limites do coeficiente de redistribuição, de acordo com o item 14.6.4.3 da NBR 6118:2014 em vigas que atendem as verificações de profundidade de linha neutra (x/d) e abertura de fissuras. Quando marcado, o programa emitirá o Aviso 140 - Redistribuição acima do limite para estruturas de nós fixos/móveis após processar com a opção "Determinação dos deslocamentos do pórtico" e "Verificar limites de redistribuição em nós semirrígidos" habilitados.
Quando desmarcado, o programa passa a realizar a verificação e emitir os seguintes erros, caso:
- O Gama-Z da estrutura for maior que 1.10 e o coeficiente de redistribuição do nó semirrígido for menor que 0.90, será emitido o Erro D211 - Redistribuição acima de 10% em uma estrutura de nós móveis.
- O Gama-Z da estrutura for menor que 1.10 e o coeficiente de redistribuição do nó semirrígido for menor que 0.75, será emitido o Erro D212 - Redistribuição acima de 25% em uma estrutura de nós fixos.